Translate

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Opinião - Star Wars: A Saga Completa (BD)


Título: Star Wars: A Saga Completa (BD) (Star Wars Omnibus: The Complete Saga – Episodes I through VI no original)
Autor: Lucasfilm
Data de Lançamento: Maio de 2015 (2011 no original)
Edição:
Editora: Planeta Manuscrito
Número de páginas: 599
ISBN: 978-989-657-640-0
Sinopse: Todas as adaptações a banda desenhada dos filmes de Star Wars num só volume! Está tudo aqui: desde o fatídico encontro de Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi com Darth Maul até à vitória de Luke Skywalker sobre os Sith e a redenção de Darth Vader.
            Uma peça de coleção que não poderá perder.

My rating: 5 of 5 stars

Delírio Total
Quem é que é fã de Star Wars levante a mão!!! (Eu já com a mão no ar e o braço esticado ao máximo…)
Quando soube da existência deste livro de BD fiquei super ansiosa para o ter na minha estante e, quando chegou, passei um bom bocado a admirar as imagens. É engraçado ver as diferenças entre a arte dos diferentes episódios. A minha arte favorita foi a do III episódio porque é tão realista como o filme.
Não sei se existe alguém que não tenha ouvido falar desta saga, mas vou fazer à mesma um breve resumo e dar umas indicações para quem não leu ou viu os filmes.
Então, resumidamente e sem spoilers, a base da história de Star Wars passa-se no espaço onde as pessoas conseguem fazer viagens interplanetárias e intergalácticas. Assim, sabemos que existe uma tecnologia muito avançada, sendo que existem robôs que acabam por possuir personalidades próprias bem como formas de substituir partes do corpo humano por peças mecânicas, e criaturas estranhas das mais variadas espécies e formas. Neste mundo existe um governo que define as leis para todos os planetas (ou para aqueles que fazem parte da sua jurisdição), bem como uma Federação do Comércio, etc. Além disso temos os protetores da paz no universo, a ordem Jedi, e os seus equivalentes maldosos, os Sith. Estes dois grupos possuem a capacidade de usar algo inacessível para o resto da população, a força. Esta força é algo com capacidades únicas como agarrar coisas à distância e até prever o futuro.
É nesta parte que tenho de fazer um aparte. Para quem não sabe, a saga completa é constituída por 6 episódios, ou seja, 6 filmes, que foram lançados na seguinte ordem: IV, V, VI, I, II e III. Como já perceberam os 3 últimos episódios foram lançados primeiro que os 3 primeiros. Essa é uma das formas para ver os filmes ou ler os livros, é a Ordem da Publicação.
description
Outra forma é ler ou ver por Ordem Cronológica, ou seja, do episódio I ao VI. Mas ambas as formas apresentam sérios problemas em termos de spoilers para quem nunca viu ou leu. Então foram criadas outras duas formas de ver ou ler. Uma delas diz-nos para seguir a seguinte ordem: IV, V, I, II, III e VI. Esta é a que eu recomendo porque mantém todo o mistério necessário e os 3 primeiros episódios funcionam como um flashback. A outra forma é praticamente igual mas diz-nos para ignorar o episódio I. Claro que eu não recomendo nada esta forma, por mais que os fãs da saga (incluindo eu) não achem que este episódio vem acrescentar muita coisa à história. Mas eu até gostei desse episódio, tal como todos os outros, por isso não o excluiria por nada deste mundo.
Como é que vocês viram ou leram esta saga? Eu segui a Ordem Cronológica, coisa de que me arrependo porque fui spoilada do maior mistério de toda a saga… Mas não deixei de adorar cada pedacinho da história.
Quem viu os filmes já sabe à partida o que esperar desta BD, mas para quem ainda não viu preparem-se para ser surpreendidos. É absolutamente fantástica e obviamente está mais que recomendada. Pessoalmente adoro este mundo e esta história e não me canso de o visitar vezes e vezes sem conta. A sério, LEIAM! (Ou quanto muito vejam os filmes… :-P)

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 39,60€)
Nota: Não existe e-book disponível em português de Portugal.