Translate

terça-feira, 30 de julho de 2013

Opinião - Em Chamas

Título: Os Jogos da Fome Livro II: Em Chamas (Catching Fire – The Hunger Games no original)
Autor: Suzanne Collins
Ano de Lançamento: 2012 (2009 no original)
Edição: 10ª
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 265
ISBN: 978-972-23-4442-5
Sinopse: Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um ato de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar... O Segundo volume da trilogia Os Jogos da Fome mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.

Absolutamente Viciante
            Uau! Este livro é um espetáculo e completamente viciante! Como as personagens, costumes e situações são já conhecidos do leitor, ainda se torna mais fantástico.
            O livro está, tal como o antecedente, dividido em três partes: A Faísca; O Quarteirão; O Inimigo. Antes de ler, os nomes das partes não faziam para mim qualquer sentido… Agora dizem mais que mil palavras.
            Esta história é um vício tão grande que, por vezes, ficava a combater o sono durante uma hora, a cabecear, só para não parar de ler. As descrições transportam-nos completamente para outro lugar, para outra situação, e são tão reais que até dói quando falam de dor. Atingi altos níveis de desespero, revolta e repugnância pelo que só me apetecia entrar no livro e fazer alguma coisa para ajudar as personagens. Sentia o meu coração apertado a cada cena de “terror” que se assistia, especialmente quando as personagens que mais gosto estavam envolvidas.
            Quanto às personagens, acho que a Katniss é uma rapariga forte e corajosa, tal como no primeiro livro, e parece-me um pouco confusa quanto aos próprios sentimentos. No entanto, tenta sempre guiar-se por eles. O Gale, que tem maior destaque neste livro, é o rapaz sólido e corajoso que parece espelhar um pouco a personalidade da Katniss. Já o Peeta faz-nos ficar completamente arrebatados. É um rapaz querido e romântico, que mantém um coração puro contra todas as adversidades.
            Definitivamente, aconselho a todos que leiam a trilogia. Não podem mesmo perder a oportunidade de ler estes livros! Eu vou já agarrar-me ao próximo! No entanto, continuo a achar que este livro é demasiado “forte” para ser considerado para crianças.
Posso ainda dizer, que a estreia do filme para Portugal está prevista para 28 de Novembro de 2013. Depois de ter lido, só posso estar em pulgas até lá!


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 13,41€)
Ou o e-book:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9,75€)
Nota: O e-book só se encontra disponível em Inglês.