Translate

terça-feira, 8 de abril de 2014

Opinião - The Elites

Título: The Elites
Autor: Natasha Ngan
Data de Lançamento: Setembro de 2013
Edição:
Editora: Hot Key Books
Número de páginas: 356
ISBN: 978-1-4714-0153-4
Sinopse: ‘Existe um rumor de que os Elites não sangram…’
            Centenas de anos no futuro, guerras, motins, crises de recursos e o aumento do nível do mar destruíram as antigas civilizações. Apenas uma cidade tem sobrevivido: Neo-Babel, uma cidade cheia de culturas – e tensão racial.
Silver, com quinze anos de idade, é uma Elite, uma cidadã de Neo-Babel escolhida para proteger a cidade devido ao seu ADN superior. Ela nunca sonhou em sair – mas então ela não consegue evitar o assassinato do presidente de Neo-Babel, desencadeando uma cadeia de acontecimentos mais chocantes e devastadores do que ela poderia imaginar. Forçada a fugir da cidade com o seu melhor amigo Butterfly, Silver terá de lutar para encontrar a sua família, descobrir a verdade sobre Neo-Babel – e sobreviver.

As Maravilhas do Goodreads
            Como podem perceber pelo título, ganhei este livro no Goodreads. Foi o segundo livro que ganhei e, apesar de não ter uma capa lá muito bonita (só tem uma chave), adorei quando ele chegou às minhas mãos. Quem não gosta de livrinhos de graça? E ainda por cima acabadinhos de lançar…
            Esta é uma nova autora, a fazer a sua estreia no mundo da escrita, e como tal nunca podemos ter já umas espectativas definidas. Mas eu gosto de ser surpreendida com o que leio.
            A história é narrada na terceira pessoa e principalmente do ponto de vista de Silver. No entanto, começa com o ponto de vista de Sauro e ao longo da história passa por pontos de vista bastante diversificados como Butterfly, Akhezo, Cobe e Senior Surrey.
            Talvez um dos pontos que mais me desiludiu na história, o início da ação começa com uma personagem a que não se dá muita importância ao longo do livro. Acho isso estranho porque normalmente começasse a história com uma personagem com um mínimo de relevo e não com um quase figurante. Tirando isso achei a história muito bem escrita e com um fio condutor muito bem planeado. Gostei das partes mais românticas, apesar de muito escassas. Não gostei particularmente das descrições da cidade, penso que poderiam ser mais realistas. Gostei do facto de me trazer memórias da saga dos Jogos da Fome, apesar de não ter muito a ver.
            Não vou contar nada da história em si porque deixo sempre isso para os leitores. Não gosto de estragar uma leitura dando Spoilers de mão beijada. Sendo assim não vou falar das personagens individualmente porque isso seria revelar demasiado neste caso.
            Recomendo especialmente a quem gostar de livros com ação, revolta e uns salpicos de romance para aliviar a tensão.

Podem comprar o livro em inglês:
- Na Wook – Aqui (atualmente 7,97€)