Translate

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Rubrica Mensal - Entrevistas a Autores - Soraia Campos

Finalmente a nossa segunda entrevista. A autora escolhida este mês foi a Soraia Campos, que tem neste momento apenas um livro publicado. O livro, que se chama “A Noite do Dia – Lágrima de Sangue”, já foi criticado anteriormente e podem ler a opinião Aqui.
O seu nome completo é Ana Soraia Pereira Campos e nasceu em Aveiro no dia 13 de Outubro de 1992. Sempre mostrou gosto pela escrita e desejou poder encher uma biblioteca de livros seus. Considera a música um vício para si e refere que esta é muita da sua inspiração. Queria ser jornalista ou advogada, mas está prestes a ingressar no curso de técnica superior de justiça.
Esteve ausente do ensino escolar durante dois anos e meio, mas regressou e tornou-se uma excelente aluna. Hoje, incentiva os jovens a não desistirem de estudar para terem uma mais-valia para o futuro e momentos de convivência com outras pessoas.
Adora apreciar noites estreladas, preferencialmente com a lua cheia. Aliás, tem um fascínio por este tema e reflete-o na sua escrita.
Tem dois irmãos e três sobrinhos, vive com o irmão mais novo e os pais numa pequena localidade de Aveiro e assume que tem nos amigos o escape que necessita para poder continuar a lutar pelos seus sonhos.
Define-se como persistente, sonhadora e imprevisível.

1 – Como te sentiste quando publicaste o teu primeiro livro?
R: Senti-me completamente extasiada; parecia que estava a sonhar. Nunca pensei que o meu sonho pudesse ser concretizado assim tão depressa. Quando vi o livro pela primeira vez, senti uma satisfação tão grande, era como se fosse um filho que tivesse visto a luz do dia naquele momento. Toquei nele, pois ainda julgava que tudo não passasse de um sonho. Nunca vou esquecer a sensação de o ter nas minhas mãos e de sentir que, de facto, tinha sido eu própria a escrevê-lo.
   Fiquei, sem sombra de dúvida, bastante emocionada.

2 – Em que te inspiraste para a sua criação?
R: Desde pequena que tenho um fascínio inexorável pelo tema do sobrenatural, fascínio esse que surgiu através da leitura, de séries, de filmes, que de certa forma fizeram despertar a minha criatividade. A par disso, a observação de pessoas também contribuiu e muito para que eu conseguisse compor um enredo minimamente estruturado e credível,  até porque o meu livro não retrata apenas o mundo misterioso das criaturas da noite, mas também relata vivências de personagens de carne e osso que amam e sofrem porque amam.

3 – Quem mais te apoiou na escrita do livro?
R: É complicado restringir as pessoas que me apoiaram nesta minha aventura, contudo sem sombra de dúvida tenho que referir o nome de uma amiga que praticamente me obrigou a enviar o email à editora: Adriana Santos. Ela sempre esteve por perto e nunca deixou de acreditar em mim. Além disso, há professores que me permitiram ter uma capacidade razoável para poder me aventurar na escrita. A eles agradeço todos os dias. Enfim, apesar de poucas pessoas terem tido conhecimento deste meu sonho muito recentemente o que é certo é que recebi imenso apoio e sobretudo os parabéns por ter ido em frente com este meu projeto.

4 – Já consegues pensar em ti como escritora?
R: De facto ainda é muito cedo para pensar em mim como uma verdadeira escritora, contudo posso-me assumir como alguém que já está no mercado de trabalho apesar dos meus tenros 20 anos de idade e de ainda não ter concluído o ensino superior. É claro que para mim ainda é complicado assimilar isto tudo; ainda é ligeiramente estranho saber que o meu livro está disponível no país inteiro; que qualquer pessoa  o pode comprar e ler, tendo por isso acesso a um conjunto de pensamentos que eu tentei transpor para o papel.
  Quando, antes da publicação do livro, os meus amigos me chamavam de escritora era um pouco constrangedor já que eu própria não me sentia assim, porém a partir da noite de 14 de junho (data em que a obra foi lançada) acabei por me mentalizar que eu era, de facto, escritora.

5 – Já tive oportunidade de ler o teu livro, que me foi enviado pela Chiado Editora, e devo dizer que gostei bastante. Apercebi-me que tem continuação. Já estás a trabalhar nela?
R: Sim, já estou a trabalhar nela. Aliás já conclui o segundo volume estando já a escrever o terceiro. Terminei "lágrima de sangue" em agosto e menos de dois meses depois estava já a trabalhar no segundo, já que considerei que precisava de um tempinho afastada da escrita para que pudesse voltar em força e foi isso mesmo que aconteceu. A 1 de outubro volto a debruçar-me neste projeto e vou conciliando-o com a escola. Foi complicado mas com empenho, força, e sobretudo vontade consegui terminá-lo a 23 de março.

6 – Para quando está previsto o lançamento do teu próximo livro?
R: Já o concluí e já o enviei à editora contudo exigem novamente que eu faça um investimento como no primeiro caso e eu neste momento não tenho condições para isso, portanto estou à espera talvez de um investidor que queira eventualmente investir neste meu projeto. Até porque eu própria queria que o segundo ainda saísse este ano, pois quem já leu o primeiro está ansioso por devorar o segundo.

7 – O que é que uma pessoa pode fazer para te ajudar nesse investimento? Para onde pode enviar uma contribuição?
R: Adorava que me auxiliassem nesta demanda e ficaria realmente muito feliz se o fizessem. Em primeiro lugar gostaria que me contactassem via telefónica ou através do email que envio já a seguir: 916567684 / anasoraya13@hotmail.com . Também me podem contactar através do facebook – Soraia Campos.

8 – Se as pessoas quiserem comprar o teu livro onde o podem fazer?
R: Podem encontrá-lo nos seguintes locais:

Livraria Les Enfants Terribles
Rua Bulhão Pato, n.º 1
1700-081 Lisboa

Livraria Nun’Álvares
Rua 5 de Outubro, n.º 59
7300-133 Portalegre

Livraria Papelaria 115
Praça 8 de Maio, n.º 29
3000-300 Coimbra

Livraria Branco
Rua Dr. Roque Silveira, n.º 95
5000-630 Vila Real

Livraria Caminho
Rua Pedro Santarém, n.º 41
2000-223 Santarém

Representações Online
Praça do Comércio, n.º 108
4720-337 Ferreiros AMR

Livraria Universo
Rua do Concelho, n.º 13
2900-331 Setúbal
  
Livraria de José Alves
Rua da Fábrica, n.º 74
4050-246 Porto

Livraria Esperança
Rua dos Ferreiros, 119
9000-082 Funchal

Nazareth e Filho
Praça do Giraldo, 46
7000-406 Évora


Livraria Graça
Rua da Junqueira, n.º 46
4490-519 Póvoa do Varzim

Aliete S Clara Brito
Avenida 25 de Abril, lote 24 R/C
8500-511 Portimão

Livraria Caravana 
Morada Sede: Av. 25 de Abril, Edf. Vila Flôr 6º 
 8100-596 Loulé


Está também disponível online:
- no site da editora: Aqui
- Wook: Aqui
- Bertrand: Aqui
É possível também encomendá-lo em qualquer balcão Fnac, Book.it, Bertrand e Bulhosa.

9 – Estás a pensar fazer uma versão beta (enviar uma cópia antes de sair o livro para que algumas pessoas o avaliem) do teu livro?
R: Não, nunca pensei nisso, até porque nunca ninguém me falou acerca dessa possibilidade.

Penso que seria uma boa aposta para melhorar alguns aspetos do livro antes do lançamento. Há muitos escritores que o fazem. Aconselho-te também que consultes o site Goodreads para publicitares o teu trabalho.
Dou assim por terminada esta entrevista. Desejo-te sorte para a tua carreira! O blogue, os leitores e eu agradecemos a tua disponibilidade. Continua o bom trabalho!