Translate

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Opinião - A Revolta

Título: Os Jogos da Fome Livro III: A Revolta (Mockingjay – The Hunger Games no original)
Autor: Suzanne Collins
Ano de Lançamento: 2012 (2010 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 273
ISBN: 978-972-23-4653-5
Sinopse: Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar... O último volume da trilogia Os Jogos da Fome é ainda mais emocionante e deixará os leitores rendidos ao seu ritmo e enredo arrebatadores.

Delicioso e Horrível
            Mais uma vez, sucumbi ao vício de ler quase sem parar. Parece que com estes livros isso torna-se muito fácil…
            Começo por falar na estrutura que divide o livro em três partes intituladas: As Cinzas; O Assalto; A Assassina. No fim tem ainda um pequeno epílogo. Em pouco tempo dei por mim a olhar para o título da terceira parte e a pensar: “Já?! Já estou a acabar?!”. Isso foi uma pequena tortura para mim. Gostava que o livro durasse mais…
            Neste livro conhecemos melhor algumas personagens e somos frequentemente surpreendidos. O Gale mostra um lado um pouco dececionante para mim, revelando-se com uma certa sede de guerra. A Katniss, com todos os problemas à sua volta, passa mais tempo com problemas psicológicos do que como a lutadora que conhecemos nos outros dois livros. Acho isso compreensível, apesar de que teria gostado de vê-la muito mais determinada. Por fim, mas não menos importante, o Peeta sofre um abuso mental terrível e acho que a sua recuperação milagrosa foi um pouco estranha e completa, coisa que sinceramente acho impossível numa situação real. Concluindo, devo dizer que as três personagens principais me deixaram baralhada, alegre e triste e com vontade de entrar na escaramuça para os ajudar a todos.
            Apesar de ter adorado toda a história, fiquei francamente desiludida com o desfecho de certas personagens, como a irmã e a mãe da Katniss. Se lerem o livro perceberão a minha desilusão e mais não digo. Também estava à espera de um momento em que o coração da Katniss despertasse e a levasse a concluir com qual dos seus dois amores tencionava ficar. Isso não acontece, apesar de ao longo da narrativa nos serem dadas algumas pistas subtis sobre o candidato mais forte.
            Não me arrependo de o ler, apesar de em várias coisas não ser aquilo que esperava e de achar que em relação aos outros este livro fica atrás. Continuo a aconselhar a saga, pois a sua mensagem é tanto de guerra como de paz. Acrescento uma outra nota positiva, assim podem ficar a saber toda a história antes de ver os filmes…


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 14,90€)
Ou o e-book:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9,75€)
Nota: O e-book só se encontra disponível em Inglês.