Translate

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Opinião - O Perfume

Título: O Perfume – História de Um Assassino (Das Parfum – Die Geschichte eines Mörders no original)
Autor: Patrick Süskind
Ano de Lançamento: 2013 (1985 no original)
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 273
ISBN: 978-972-23-1448-0
Plano Nacional de Leitura
Sinopse: Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele - nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua - uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor.

Mundo dos Cheiros
            Este é um romance único com um final absolutamente surpreendente. Foi sem dúvida um daqueles livros viciantes que não podemos largar até acabar.
            Tal como o título sugere, a história trata de um assassino sem piedade que quer recolher em si todos os cheiros do mundo e preservar aqueles que considera os cheiros perfeitos. Com uma narração na terceira pessoa e omnisciente, a ação passa-se no século XVIII e tem descrições fantásticas da época. As pessoas, os cheiros, o espaço envolvente e a sociedade são retratados de forma muito realista, sendo, aliás, baseadas na realidade. Todas as datas históricas são reais. Ao longo do livro podem-se encontrar expressões em latim e o ambiente sério é, por vezes, aliviado com algumas piadas.
            O livro não tem índice e está dividido em 4 partes subdivididas em 51 capítulos no total. O clímax da história encontra-se no fim do livro, demonstrando assim o enredo bem planeado e estruturado. As ideias principais são bem explicadas e desenvolvidas, apesar de estarmos num nível mais complicado das descrições em que as palavras não chegam para tantos odores.
            Gostei principalmente do facto de ficarmos a saber o fim de todas as personagens secundárias, mesmo depois de Grenouille as ter deixado, e da personagem principal ser um sobrevivente, que quer viver a todo o custo, com tantos traços de um assassino implacável como de uma criatura inocente. Por momentos cheguei mesmo a desejar que ele pudesse amar e ser amado e assim não ter um desfecho tão terrível.
            Este foi, portanto, um livro fantástico, que aconselho a todo o tipo de leitores. Acho que é um livro para um público abrangente e que todos vão gostar. Também aconselho o livro que, apesar de tratado de maneira ligeiramente mais dramática, é surpreendente e bastante parecido com o livro.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 15,75€)
Nota: Este livro ainda não existe em ebook.