Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

Opinião - Jodie e o Cartão da Biblioteca


Título: Jodie e o Cartão da Biblioteca (Jodie and the Library Card no original)
Autor: Julie Hodgson
Data de Lançamento: Novembro de 2012
Edição:
Editora: Opera Omnia
Número de páginas: 96/91
ISBN: 978-989-8309-35-8
Sinopse: Jodie Broom, uma rapariga de 12 anos (quase 13!), é como a maioria das raparigas da sua idade. Ela adora os seus amigos, musica e está sempre pronta para uma boa aventura. O que ela aprecia acima de tudo o resto são os livros e ela é consumida por eles, lendo e recolhendo o que consegue para satisfazer o seu apetite voraz por histórias, factos e história. Mas a Jodie vive no ano de 2075 e passaram mais de cinquenta anos desde que baniram os livros e o papel; é uma época em que ninguém pode ter um livro impresso ou mesmo fotografias impressas. Neste E-mundo as experiências são maioritariamente simulações, desde a comida reconstituída ao zoo que apenas mostra filmes de todas as espécies extintas. Com o seu cartão da biblioteca de estudante, que lhe dá a habilidade de viajar no tempo, a Jodie descobre que ela e os seus amigos podem experienciar acontecimentos históricos e conhecer personagens lendárias, e também encontrar e levar para casa os seus livros preciosos para os proteger no seu esconderijo secreto. Mas a sua sorte pode acabar em breve pois as autoridades descobrem a astucia dos jovens.
            (Jodie Broom, a 12-year-old girl (almost 13!), is like most girls her age. She loves her friends, music, and is always up for a good adventure. What she treasures above all else are books and she is consumed by them, reading and collecting whatever she can to satisfy her voracious appetite for stories, facts, and history. But Jodie lives in the year 2075, and more than fifty years have passed since the banning of books and paper; it's a time when no one can own a printed book, or even print photographs. In this E-world, experiences are largely simulated, from the reconstituted food to the zoo that only shows films of all the extinct species. With her student library card, which gives her the ability to time travel, Jodie discovers that she and her friends can experience historical events and meet legendary characters, and can also find and bring home her precious books to keep safe in her secret hiding place. But her luck may soon run out as the authorities wise up to the youths' craftiness.)

My rating: 3 of 5 stars

Fofo e Interessante
Este livro foi-me oferecido pela minha amiga Sara, que também está no blogue comigo, num dos meus aniversários. Achei muito interessante o facto de ter “duas caras”. De um lado temos a história original em inglês e do outro temos a história traduzida para português. É o primeiro livro bilingue que alguma vez vi e li. Além disso o livro está cheio de imagens lindíssimas e fala sobre LIVROS!
A escrita da autora é bastante simples e própria para leitores juvenis, o que facilita bastante em termos da compreensão da sociedade e da leitura do próprio inglês.
A premissa do livro é muito, muito interessante. Adoro o facto de se usar um cartão da biblioteca para viajar no tempo e assistir aos acontecimentos históricos pessoalmente. Com a Jodie passamos pela 2ª Guerra Mundial e pelo naufrágio do Titanic, entre outros. Além disso a Jodie usa o cartão para fazer algo proibido no seu tempo, mas que nos recorda a função original dos cartões da biblioteca: levar livros para casa.
A história é fofa e fala muito sobre a amizade e o amor pelos livros.
Para mim o maior ponto negativo é a grande dose de infantilidade envolvente e o facto de alguns acontecimentos não serem nada realistas (e não estou a falar da parte distópica da história, mas da parte mais humana e normal).
Recomendo imenso para quem está a tentar desenvolver o inglês, sejam de que idade forem.

View all my reviews

Podem comprar o livro bilingue Inglês/Português de Portugal:
- Na Wook – Aqui (atualmente 13,25€)
Nota: Não existe e-book disponível.
Podem comprar o livro em inglês:
- No Book Depository – capa mole Aqui (atualmente 9,26€)