Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Opinião - Divergente


Título: Divergente (Divergent no original)
Autor: Veronica Roth
Coleção: Divergente (nº1)
Data de Lançamento: Maio de 2012 (2011 no original)
Edição:
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 350
ISBN: 978-972-0-04381-8
Sinopse: Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família… e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
            Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama… ou acabar por destruí-la.
            Uma escolha define as tuas amizades. Uma escolha determina as tuas convicções. Uma escolha condiciona as tuas lealdades... para sempre. A tua escolha pode transformar-te.

My rating: 4 of 5 stars

Gostei, mas…
Por onde começar… Já sei! Começo por dizer que este livro me foi oferecido pelo meu namorado depois de eu ter demonstrado o meu interesse em lê-lo. Adorei a prenda e fiquei super entusiasmada para ler este livro, principalmente devido às coisas maravilhosas que ouvia sobre ele e às suas inúmeras comparações com Jogos da Fome, uma das minhas séries de eleição. Depressa percebi que comparar estas duas séries seria como comparar a lua cheia e a lua nova, a única coisa em comum é a lua. No caso dos livros, a única coisa em comum é serem distopias protagonizadas por raparigas. As semelhanças acabam aqui.
Antes de começar verdadeiramente quero fazer aqui uma nota a dizer que as capas da série eram bastante bonitas, antes de decidirem estraga-las. Ou seja, as capas originais eram bonitas. Decidiram pôr neste livro a capa do filme. Não numa jacket, mas embutida no livro realmente. O resultado não foi favorável. Até porque agora as capas que tenho não combinam.
A escrita da Veronica Roth é bastante simples e não me deixou minimamente impressionada. Não me prendeu ou viciou e tornou-se logo uma leitura bastante comum.
A protagonista, a Beatrice, é a protagonista mais sem sal que já tive oportunidade de ler. Detesto-a profundamente. Esse facto à parte, gostei muito do mundo construído pela autora e até gostei das outras personagens, sendo o Quatro o meu preferido (como já é possível que saibam). Balançando a minha opinião entre as três e as quatro estrelas, decidi optar pelas quatro principalmente porque realmente gostei da história e do que ela nos poderia trazer. Era um mundo novo e rico e podia transformar-se em algo de espetacular. (Não aconteceu, mas isso fica para a opinião dos livros seguintes.)
Tentando ao máximo não dar spoilers, quero falar-vos do porquê de não gostar da Beatrice/Tris. No início era uma personagem daquelas com quem não nos conseguimos ligar propriamente, o que não era uma coisa necessariamente má. Com o desenvolver da história passou a assumir uma personalidade que, francamente, me irritava cada vez mais. No final, atingiu um nível de estupidez que me deixou a odiá-la e, consequentemente, fiquei com alguma raiva da própria escritora pelo rumo que escolheu dar à sua própria protagonista feminina como forma de criar atrito na história. Digamos que, perante umas certas mortes importantes, a postura da protagonista é quase fria e nada emotiva. Parecia que aquelas pessoas não lhe diziam nada. Depois, numa tentativa de humanização, temos uma Tris que faz de tudo para não matar pessoas inocentes (pessoas desconhecidas na sua maioria, note-se), deixando-as inconscientes no máximo dos máximos. Mas então surge um conhecido, um amigo, cuja opção seria dar-lhe o mesmo tratamento que a todos os outros. Digamos que ela opta de outra forma, passando a assumir uma postura cruel e incompreensível aos meus olhos.
Sinceramente, nem sei se diga a minha habitual frase de: recomendo este livro… Acho que não a digo. Tendo como base os livros que se seguem não recomendo, apesar de afinal este livro ser bastante interessante de se ler.

View all my reviews

Podem comprar o livro em português de Portugal:
- Na Wook – Aqui (atualmente 13,95€)
Em e-book:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9,99€)
Podem comprar o livro em inglês:
- Na Wook – capa mole versão cor-de-rosa Aqui (atualmente 10,18€), capa mole versão menina e três corvos Aqui (atualmente 11,31€), capa dura cor-de-rosa edição de colecionador Aqui (atualmente 21,21€)
- No Book Depository – capa mole versão preta Aqui (atualmente 9,91€), capa mole versão cor-de-rosa Aqui (atualmente 10,67€), capa mole versão menina e três corvos Aqui (atualmente 9,97€), capa mole versão azul Aqui (atualmente 14,72€), capa mole versão filme com a Tris Aqui (atualmente 14,24€), capa dura versão filme com a Tris Aqui (atualmente 16,95€), capa dura versão azul Aqui (atualmente 15,89€), capa dura versão azul edição de colecionador Aqui (atualmente 19,54€)