Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Opinião - Ainda Tens Tempo


Título: Ainda Tens Tempo
Autor: A. Bourdon
Data de Lançamento: Julho de 2015
Edição:
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 148
ISBN: 978-989-51-4494-5
Sinopse: “O meu coração parou de bater quando me apercebi que ele se preparava para saltar do pontão. Em baixo, as ondas escuras do mar rebentavam com força; se ele saltasse, seria uma morte certa. E ele parecia mesmo estar certo do que ia fazer. Não... não...! Não saltes! (...) Foi então que um sentimento de medo me percorreu o corpo. Se não chegasse a tempo, se ele saltasse antes que eu o pudesse alcançar, se...”

My rating: 2 of 5 stars

Triângulo Amoroso??? A Sério?
Este livro foi um envio surpresa por parte da editora e fiquei muito contente quando o recebi porque era o livro perfeito para um dos desafios literários que tinha para o mês de Abril. Assim, podem perceber que não sabia nada sobre ele sem ser a pequena sinopse bastante misteriosa. Não sei porque (talvez precisamente pela sinopse) mas achei que o livro fosse abordar mais fortemente a temática do suicídio. Isso não aconteceu.
Como já devem ter percebido dei-lhe 2 estrelas, ou seja, foi um livro ok mais para o lado negativo. Sendo assim, tem muitos mais pontos negativos que positivos (do meu ponto de vista, claro).
O único ponto positivo para mim foi o ambiente envolvente das personagens e o facto de haver mais a acontecer na história do que a trama principal. Gostei do casamento de uma das amigas e do que isso poderia significar para as vidas delas.
Agora os pontos negativos. Nem sei bem por onde começar.
Bem, começando pelo motivo que levou a protagonista a ir com os pais… Supostamente ia ajudá-los na restauração da casa e queria escapar da vida pós fim de relação de anos. Senti-me confusa. Porquê ficar então na casa dos tios? Porque não ficar em casa dos pais? E que cena aquela dos tios quererem subitamente arranjar-lhe um casamento? Estamos nos tempos modernos ou isto é um livro histórico e não fui informada? E ela aceita tudo e não se impõe? E o pior é o que isto origina: o pior triângulo amoroso que já li até hoje. Não há qualquer tipo de relação entre a protagonista e os dois rapazes. Eles mal trocam dez frases o livro inteiro. É irritante.
Inicialmente pensei que a amizade da protagonista com as suas três amigas de infância fosse salvar a história. Gostei do facto de serem todas diferentes, mas mesmo assim serem amigas. No entanto foi uma desilusão. Achei que eram muito más umas para as outras e não se importavam verdadeiramente com as vidas umas das outras.
Não sei se sabem, mas eu sou a rainha de todas as choronas do mundo. Este livro NÃO me fez chorar e nem sequer emocionar, apesar de achar que seria essa a intenção na parte dramática.
Sinceramente não sei se o recomendo a alguém. Talvez apenas a leitores iniciantes e que gostam de ler para passar o tempo ou precisam de uma leitura rápida.

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 10,45€)
- Na editora – Aqui (atualmente 11,00€)
Em e-book:
- Na editora – Aqui (atualmente 3,00€)