Translate

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Opinião - Tokyo Ghoul

Título: Tokyo Ghoul
Diretor: Shuhei Morita
Estúdio: Studio Pierrot
Ano de lançamento: 2014
Temporadas/ovas: 2 + 1 ova
Episódios: 12
Categoria: Seinen, ação, drama, fantasia, horror, mistério, psicológico, sobrenatural, tragédia
Resumo: Tokyo está tomada por misteriosas criaturas que devoram humanos. Apavoradas, as pessoas não sabem como identificar esses seres terríveis, pois eles fazem-se passar perfeitamente por humanos comuns. Neste ambiente temos Kaneki, um jovem universitário comum, e ele é fascinado por Rize, uma jovem que adora ler os mesmos livros de terror que ele e frequenta um café nas redondezas. Mas esse pequeno mundo onde Kaneki vive está preste a mudar...
Classificação:*****


Stress Psicológico
Quis começar as minhas opiniões a animes com este porque é dos meus preferidos, se não mesmo o que mais gostei. Acho que decidi vê-lo por curiosidade e também porque já tinha encontrado várias imagens e comentários relacionados. Foi um dos que era já muito comum encontrar em algumas páginas e parecia que muita gente falava nisso. Se bem que não era nada comparado ao que se nota mais recentemente. Parece-me que tem crescido cada vez mais o número de pessoas a ver e acompanhar, bem como a gostar realmente.
Pessoalmente, à medida que via os episódios e iam aparecendo personagens, fui-me apercebendo logo o que achava sobre cada uma e isso não mudou muito até agora. Acho que posso dizer que a única diferença é que o que já pensava se tornou mais claro. Há um facto que penso ter sido uma das principais razões pela qual me apeguei tanto à história. Refiro-me então à idade da personagem principal. Kaneki, tal com está na descrição, é um estudante universitário e, em certo ponto (já não me lembro exatamente quando) é-nos dada a informação exata de que ele tem 19 anos.
É uma série na qual se podem distinguir sem qualquer dúvida vários grupos, alguns dos quais aparecem mais no manga do que no anime. Mas isso é como em praticamente todos os mangas que passaram a ter anime também. Temos então: Anteiku, que é o nome do café onde o personagem principal passa a trabalhar e descreve o grupo de ghouls que lá trabalham também; CCG (Comission of Counter Ghoul), que são basicamente a polícia cujo trabalho gira em torno dos ghouls; Aogiri, grupo de ghouls que pretende fazer da sua espécie a dominante. Estes são os mais relevantes no seguimento do anime e, digamos que são os oficiais. Contudo, há também a divisão ghouls-humanos, que é a base da história. O conflito entre uma espécie e outra é o objeto explorado que nos é dado, talvez até para pensarmos no que realmente representa o bem e o mal.
A história no geral é violenta, mas não me refiro só a danos físicos. Claro, tem várias cenas com sangue, mas essas estão muitas vezes censuradas. Este aspeto penso que é o que mais irrita a quem assiste, porque até chega a haver partes em que a censura parece desnecessária e a imagem é demasiado coberta. No entanto, o mais agressivo acho que é o que se passa na mente do protagonista. Quero dizer então que tem mais terror psicológico do que físico. A história é muito sustentada na ideia de tragédia e, mais uma vez, isso está mais claro no manga.


Nota: Nesta opinião, como se pode ler, fiz referências ao manga e tentei não me centrar muito nele. No entanto planeio escrever também uma opinião sobre o mesmo e talvez seja a minha próxima publicação. Para além disso, talvez faça também uma para a segunda temporada, visto que esta é mais relativa à primeira. Por último, chamo a atenção para o pormenor de ter escrito que há uma Ova. Esta ainda não saiu, mas está prevista para este outono (tanto que já saiu o trailer) e foi por isso que achei melhor incluí-la.