Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Opinião - As Gotas de um Beijo

As Gotas de um Beijo
Título: As Gotas de um Beijo
Autor: Carina Rosa
Data de Lançamento: Novembro de 2013
Edição:
Editora: Alfarroba
Número de páginas: 240
ISBN: 978-989-8455-83-3
Sinopse: David é um homem pacato e solitário, desde que o seu casamento de vinte anos terminou. É no stand de automóveis que dirige que afoga as memórias do passado e a solidão do presente. Afastado de casa e dos filhos, é obrigado a gerir sozinho as acções e as escolhas que fez ao longo da vida, nas quais Diana, uma amiga de infância que considera irmã, tem um papel fundamental. Diana é o seu porto de abrigo e o seu braço direito, mas foi mais do que isso durante o casamento agora destruído.
A afinidade entre David e Diana, também divorciada, é quebrada pela chegada de uma mulher ruiva que revela muito pouco de si própria. Laura é atraente e misteriosa e a atracção que sente por David é mútua e intensa. Será ela a mulher doce e simples que aparenta ser?
Entre o stand e a joalharia que os separa, passa a alternar-se a languidez dos dias com a turbulência das noites, e David acaba por se embrenhar num mundo perigoso de segredos, mentiras e traições. Dividido entre duas mulheres, estará David a encaminhar-se para o fundo do abismo?

My rating: 4 of 5 stars

Boa Leitura
Já devia esta opinião há muito tempo. Devia-a aos leitores do blogue, à autora e a mim mesma. Li o livro numa maratona o ano passado e desde então não tenho tido tempo para me sentar e escrever o que achei do livro (sim, porque isso requer atenção e cuidado).
Em primeiro lugar é importante dizer que este livro foi-me enviado pela própria autora e que tem uma dedicatória. Adoro ter livros com autógrafos e dedicatórias porque os torna ainda mais especiais para mim. Por esse motivo devo um agradecimento especial à autora pelo tempo despendido a escrever para mim com tanto carinho e pela cedência do livro. Peço imensas desculpas pela demora.
A Carina Rosa é uma autora portuguesa relativamente recente, penso que o seu primeiro livro publicado é de 2012, e demonstra possuir o dom da palavra. Deixou-me definitivamente com água na boca para ler mais livros dela. Por isso mesmo, já tenho O Intruso em lista de espera e A Sombra de um Passado na minha wishlist. Já ouvi dizer grandes coisas sobre este último livro e, pelo que sei, a autora tem revelado uma melhoria notória de livro para livro. Espero poder ler mais livros dela e poder constatar o mesmo por mim própria.
Então, passando finalmente ao livro, a narração encontra-se na terceira pessoa e o narrador é observador de focalização interna, ou seja, sabe apenas o que “vê” através do olhar da personagem que representa. As personagens que nos narram a história são o David, claramente o protagonista, Diana, Laura e Rui.
David é, tal como nos é apresentado, um homem solitário e pacato. Trabalha num stand, é divorciado e deseja do fundo do seu ser voltar a sentir o amor. É então que conhece Laura e se perde de amores por ela. A sua amiga de longa data, Diana, é uma figura sempre presente e o apoio que ele precisa nas alturas de maior aperto.
Diana é uma mulher recém-divorciada e com uma paixão secreta pelo amigo David. Ele é o seu porto de abrigo assim como ela é o dele.
Laura é uma mulher atraente, com uma vida problemática e que precisa desesperadamente de ajuda para voltar a viver e a ser feliz. David faz isso por ela e juntos têm vários problemas pela frente.
Penso que este livro peca pela sua celeridade a nível dos acontecimentos no geral e a nível do relacionamento/triângulo amoroso. De resto gostei bastante da escrita, dos diálogos e narrativas, e da base sólida das personagens. Faltou um pouco de carisma ao David e à Laura para que eu gostasse deles o suficiente para ser um livro perfeito. Apesar disso dou os meus parabéns à autora por ter conseguido conquistar-me.
Recomendo que leiam este livro se forem fãs de leituras românticas e leves, mas com uma certa carga emocional e ambiente, por vezes, carregado de emoções contraditórias.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 12€)
- Na editora – Aqui (atualmente 12€)
Nota: Não existe e-book disponível.