Translate

quinta-feira, 5 de março de 2015

Opinião - Sonha

Título: Sonha (Wake no original)
Autora: Lisa McMann
Coleção: Caçadora de Sonhos (1º)
Data de lançamento: Março 2011
Editora: Everest Editora, LDA
Número de páginas: 228
ISBN: 978-989-50-1479-8
Sinopse: Está a flutuar. “Não me digam que é outra vez o sonho da queda livre”, pensa. Já está farta desse sonho. A cena muda imediatamente. Agora Janie está no exterior. Está escuro. Está sozinha atrás de um barracão. Mas ouve vozes abafadas. Nunca tinha estado sozinha num sonho, e não sabe como é que as pessoas podem ter sonhos em que não estão presentes. Está curiosa. Observa, nervosa, esperando não estar num pesadelo de alguém, prestes a explodir pela parede do barracão ou por trás dos arbustos…
Nem todos os sonhos são cor de rosa…
Ninguém conhece realmente Janie Hannagan. Sim, sabem que tem 17 anos, que anda na escola, que tem uma mãe alcoólica que não lhe liga nenhuma e que trabalha num lar de idosos para poder pagar a entrada na universidade.
Mas ninguém conhece o seu grande segredo: Ninguém suspeita de que cada vez que alguém adormece perto dela a arrasta para dentro dos seus sonhos… E Janie está farta de ser sugada para os sonhos dos outros, de ter de assistir às suas preocupações, inseguranças, medos e desejos. Por isso, vive à margem, atormentada por um poder que não deseja nem consegue controlar.
É então que Janie entra no pesadelo mais assustador da sua vida. Pela primeira vez, ela é mais do que uma testemunha da mente distorcida de alguém. Desta vez, ela também é participante…
Um Dom Indesejado
É um livro com uma história bastante interessante, na minha opinião. Especialmente devido ao facto de tratar um tema tão natural como os sonhos. Por ser algo que conhecemos bem e que nos faz sentir um pouco melhor por podermos fugir à realidade, torna-se ainda mais curioso por ter aquela pequena mudança de ser possível fazer parte dos sonhos de outros e, eventualmente, ajudar se for necessário. Faz-nos pensar um pouco mais sobre o que serão ao certo os sonhos e se realmente podemos controlá-los para vermos o que queremos que aconteça. Não só pensamos sobre o que se passa dentro dos nossos próprios sonhos, mas também nos faz imaginar se podemos ter qualquer tipo de impacto nos das outras pessoas.

Neste primeiro livro, podemos portanto, conhecer as personagens que farão também parte das histórias dos dois livros seguintes desta trilogia. Em Sonha podemos perceber melhor quem são personagens tais como Janie e Cabel e quais são as suas histórias. Aqui começa também a relação dos dois, visto que é quando se conhecem. Percebemos, pela primeira vez, como são as suas personalidades e ficamos a saber um pouco como será o seu futuro trabalhando juntos para resolver casos dados pela capitão. Este primeiro livro é portanto mais centrado na origem das personagens (especialmente Janie) e uma apresentação das suas personalidades.