Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Opinião - A Menina dos Ossos de Cristal

A Menina dos Ossos de Cristal
Título: A Menina dos Ossos de Cristal
Autor: Ana Simão
Data de Lançamento: Fevereiro de 2014
Edição:
Editora: Guerra e Paz
Número de páginas: 187
ISBN: 978-989-702-093-3
Sinopse: Inês é uma menina única, como todas as meninas do mundo. Mas, ao contrário delas, Inês nasceu num corpo muito frágil e os seus ossos partem-se em mil pedaços, como se fossem de cristal.
            Inês tem uma doença muito rara. Osteogénese Imperfeita (OI) – mais vulgarmente conhecida como doença dos ossos de vidro – e aos 14 anos o seu pequeno corpo já tinha sofrido mais de 100 fraturas.
            A menina cuja história de luta e coragem vamos acompanhar não se deixou vencer pelo medo: nem quando quis dar os primeiros passos e não conseguiu, nem quando todas as crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital, embalando nos seus sonhos Mefibosete, o menino imaginado pelo seu pai.
            Da perda da inocência nas mãos de um curandeiro, passando pela enorme luta da família para não a perder, até à licenciatura conquistada a pulso, a vida da Menina dos Ossos de Cristal transforma-se, diante dos nossos olhos, no triunfo da mulher que, contra todas as espectativas, consegue vencer. Como todos aqui aprenderemos, há apenas uma frase rara que nós, como Inês, nunca deveremos esquecer: amor é poder.

My rating: 4 of 5 stars

Relato Impressionante
Começo por agradecer à editora Guerra e Paz por me ter disponibilizado um exemplar deste livro para que eu pudesse ler. Muito obrigada!
Ana Simão relata-nos em primeira mão a sua história impressionante de força e coragem. Traz-nos a ideia de que nunca nos devemos deixar abater por mais negros que os momentos sejam.
A história é narrada principalmente do ponto de vista de Inês, a menina que sofre de OI, e no início e no fim temos algumas partes que estão sob o ponto de vista da sua mãe. Achei essa dinâmica muito interessante porque assim temos um relato de dentro da doença e outro de alguém que acompanha a doença de perto.
Neste livro não temos meras personagens, temos pessoas reais com vidas reais e sofrimentos reais. Talvez por isso, mais do que qualquer livro de ficção, esta história impressiona e toca-nos no fundo do nosso ser.
Tenho noção que quando leio me entranho tanto na narrativa que eu passo a assumir outra pele e outra vida diferente da minha (aliás, é essa a magia de ler um livro) e neste livro isso aconteceu de tal forma que cada nova fratura descrita eu própria sentia dores lancinantes. Nem consigo descrever o que senti ao ler este livro. Foi uma experiência impressionante.
Gostei muito de tudo no geral e, por isso, recomendo-vos que leiam esta história para que fiquem a conhecer melhor a doença da OI e ainda os problemas que o nosso país tem a nível de aceitação de tudo o que é diferente e de falta de adaptações para pessoas com dificuldades de locomoção. Só não dei 5 estrelas ao livro porque, apesar de ficar impressionada com este tipo de relatos, continuo a não gostar de ler histórias verídicas. O problema é meu e não do livro, por isso leiam.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 11,69€)
- Na editora – Aqui (atualmente 11,69€)
Nota: Não existe e-book disponível.