Translate

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Opinião - O Oceano no Fim do Caminho

Título: O Oceano no Fim do Caminho (The Ocean at the End of the Lane no original)
Autor: Neil Gaiman
Data de Lançamento: Fevereiro de 2014 (2013 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 180
ISBN: 978-972-23-5199-7
Sinopse: Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural do Sussex, em Inglaterra. Ele pouco recorda dessa época longínqua, mas sem se dar conta é levado a percorrer o caminho que o conduz à sua antiga casa, até que, por magia, aquela deriva no espaço se transforma numa viagem no tempo, e o adulto é de novo um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido no cenário de uma quinta onde, com Lettie, a sua amiga de onze anos, costumava explorar todos os atalhos e veredas aonde os adultos nunca iam. Contudo, algo estranhamente cruel se infiltra naquele mundo tranquilo, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. Intensa e perturbadora, esta fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna.

Maravilhoso
            Adoro livros de fantasia. Sempre adorei, desde criança. É mesmo aquele tipo de livros que nos leva para outro lugar, um lugar onde queremos e não queremos estar. Por isso fiquei felicíssima quando a Editorial Presença, a quem tenho de agradecer, me enviou este livro maravilhoso.
            Neil Gaiman era um nome que, estranhamente, não me dizia nada. Mas depois fiquei a saber que era o escritor de obras como Coraline e a Porta Secreta e Stardust – O Mistério da Estrela Cadente, das quais, infelizmente, só tive oportunidade de ver os filmes. Mas isso foi o suficiente para me deixar contente porque sabia que tipo de história esperar. Não me desiludi. Este é um dos autores com uma maior imaginação.
            A história é contada na primeira pessoa, do ponto de vista de um homem, primeiro adulto e depois com apenas 7 anos. Mas não pensem que por lerem a história do ponto de vista de uma criança esta fica menos percetível ou menos adulta. Uma criança é, simplesmente, o narrador perfeito.
            Não vou falar da história em si porque não quero contar demais, e sei que acabaria por fazê-lo de tão entusiasmada que estou. Posso dizer que é uma história repleta de fantasia, uma doce inocência de criança, vilões surpreendentemente apavorantes e uma profundidade tão grande como o Oceano da Lettie Hempstock.
            Recomendo assim a todos que leiam esta história, que nos revela que dentro de nós ainda somos todos umas crianças e nunca vamos deixar de o ser. Porque “A verdade é que não há adultos. Não existe nem um, no mundo inteiro.” (página 119).


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 12,51€)
- Na editora – Aqui (atualmente 12,51€)
Nota: Não existe e-book disponível.