Translate

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Semana Passada no FLAMES

Olá a todos os leitores do nosso blogue!
Mais uma vez vou informar-vos do que se passou no FLAMES esta semana que passou.
Já ouviram falar no livro "Mães e Filhas com História" da Fátima Lopes? Esta semana o FLAMES fez uma crítica desse livro e podem lê-la clicando na imagem disponível em baixo.
Além desta crítica podem ler a entrevista ao autor William Landay Aqui e ler a crítica do livro "Os livros que devoraram o meu pai" de Afonso Cruz clicando na imagem abaixo.
E, como no FLAMES sabem que vocês gostam muito de passatempos, podem agora participar no Passatempo 71º. O prémio é o livro "A Escola Noturna - O Legado" de C. J. Daugherty. Para participarem cliquem na imagem do livro prémio.

Lançamento de Livro

Mais um livro infantil que a Alfarroba nos traz. Chama-se "O Concurso dos Animais", foi escrito pela Benilde Gaião e ilustrado pela Sandra Figueiredo. O lançamento ser no dia 2 de Novembro às 15h. Apareçam na Biblioteca Municipal de Elvas e façam companhia à autora.
Vejam o booktrailer Aqui.

Wook - Novidades Literatura

A Wook traz-nos uma sugestão muito peluda. Agora podem adquirir livros, com descontos até 20% e portes grátis para Portugal continental ou 40% de desconto para as ilhas, sobre os nossos amigos animais. Histórias com cães e gatos é que não faltam! Vejam, escolham e comprem os que mais gostarem clicando na imagem acima.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Semana Passada no Sinfonia dos Livros

Olá a todos!
Esta semana a Vera Neves recebeu um livro para mais tarde criticar. O livro chama-se "Sombras da Meia-Noite" e é da Lara Adrian. Já somos todos familiares com esta série, apesar de nem todos terem lido. Para lerem o que a Vera escreveu cliquem na imagem abaixo.
Também podem saber as novidades da editora Quinta Essência clicando Aqui. Há alguns livros bem interessantes...
Para os mais curiosos, a Vera postou uma pequena curiosidade sobre os contos de fadas como a Bela Adormecida. Saibam mais Aqui e preparem-se para ficarem chocados.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Opinião - Oferenda Mortal

Título: Oferenda Mortal (Holiday in Death no original)
Autor: J. D. Robb (pseudónimo de Nora Roberts)
Coleção: Série Mortal (nº7)
Data de Lançamento: Dezembro de 2010 (1998 no original)
Edição:
Editora: Chá das Cinco
Número de páginas: 274
ISBN: 978-989-8032-92-8
Sinopse: O Natal chegou a Nova Iorque. E há um assassino em série a oferecer mortes horrorosas.
            A tenente Eve Dallas está em perseguição de um assassino em série que aterroriza a cidade de Nova Iorque nas vésperas do Natal. Com o auxílio do seu próprio e intrigante marido, Roarke, Eve desvenda segredos que ligam as vítimas: segredos que envolvem patronos e clientes de uma agência de encontros. O caso começa a afetar Eve pessoalmente e traz-lhe de volta memórias de uma infância de abusos, mas isso só irá reforçar a sua determinação em apanhar o assassino a qualquer custo. Mas será que no Natal, Eve vai receber a pior prenda da sua vida?


Natal Conturbado
            Já não sei bem o que dizer, parece que me começo a repetir em relação às proezas desta escritora magnífica. A Nora Roberts consegue mesmo cativar-nos a escrever como J. D. Robb… Adorei tudo o que diz respeito a este livro.
            Mais uma vez, a história é contada a partir do ponto de vista de Eve, mas, por vezes, temos a visão de Roarke, de uma das vítimas e de outras personagens. Neste livro foi-me mais uma vez impossível descobrir o assassino, porque temos a visão subjetiva de Eve muito carregada de forma a conduzir o leitor a desconfiar da pessoa errada.
            Eve Dallas é a mesma de sempre, com um respeito profundo pelos que morrem e com uma vontade enorme de apanhar o responsável. Ela fica tão transtornada, tão apegada às vítimas que se esquece de cuidar dela própria e muitas vezes precisa da intervenção de Roarke. Desta vez, vemos mais claramente a sua bondade, a sua compaixão, a amizade que sente pelos que lhe são próximos e o amor por Roarke. Ficamos a gostar ainda mais dela. Também sentimos o desespero estremo daquilo que lhe aconteceu no passado e sofremos com ela.
            Roarke continua o mesmo marido apaixonado que faz tudo pela mulher que ama, incluindo dar-lhe calmantes apenas para que ela descanse. Ele é a única coisa que impede Eve de se afundar no trabalho. Dá-lhe amor e ajuda-a em tudo o que pode. É o marido perfeito e não dá para não o adorarmos.
            O assassino tem um modus operandi muito original e ao mesmo tempo sinistro. Depois vão perceber o que quero dizer com isso. Peabody e McNab tornam-se mais próximos no fim desta história, Summerset continua a ser o “inimigo” de Eve embora já gostem mais um do outro, Mavis continua a ser a amiga extravagante que não larga o seu Leonardo entre muitas outras coisas…
            O futuro continua a parecer-me muito atrativo, com todas aquelas tecnologias. Tenho a certeza que os amantes de ficção científica vão adorar esta parte.
            Concluindo, mais um livro que recomendo a todos os que gostem de policiais com muito romance e mistério.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9€)
Nota: Não existe e-book disponível.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

The New York Times - Top 5 Best Sellers da Semana (Ficção Impressa e E-book)

1 - Storm Front de John Sandford - Está no top pela 1ª vez.

2 - Doing Hard Time de Stuart Woods - Está pela 1ª vez no top.

3 - Doctor Sleep de Stephen King - A semana passada estava em 2º lugar e encontra-se no top há 3 semanas.

4 - The Husband's Secret de Liane Moriarty - A semana passada estava na 5ª posição e já se encontra no top há 10 semanas.

5 - The Longest Ride de Nicholas Sparks - Estava em 3º lugar a semana passada e já está no top há 4 semanas.

Para verem a lista completa cliquem Aqui.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lançamento de Livro

A Alfarroba tem mais um novo livro para vocês. O livro é da autoria de Pedro Jardim, foi ilustrado pela Raquel Pinheiro e chama-se "O Dragão Rouxinol". O lançamento será no dia 26 deste mês, às 16:00h e decorrerá na Biblioteca Municipal de Oeiras. Este livro inclui ainda um CD com músicas, jogos e atividades.
Vejam o booktrailer Aqui.

Semana Passada no FLAMES

Olá a todos!
O FLAMES tem mais um novo passatempo. Já é o 70º Passatempo do blogue e tem a parceria da editora Alfarroba. O livro prémio é um exemplar de "Amores Contados" de vários autores. Para participarem cliquem na imagem abaixo.
Para a semana de certeza que haverá mais passatempos para vocês.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novidades - Lançamento de Livro

Olá leitores fantásticos!
Fui contactada pela Alexandra Torres que me informou do lançamento do seu primeiro livro. O livro chama-se "Passado" e é o primeiro de uma coleção que se chama "O Segredo dos Imortais". Este livro é uma edição de autor e está apenas disponível em e-book. Na Wook podem adquiri-lo por 6,99€ clicando Aqui.

Sinopse: E se existisse um elixir da imortalidade oculto durante séculos? E se ainda nos restasse um passado por descobrir? Quando Alma Parker desperta de um coma de sete anos, não imagina que os próximos acontecimentos a irão levar ao passado. Alma tinha onze anos quando sofreu um acidente de viação onde os seus pais perderam a vida. Surpreendentemente sai ilesa do mesmo acidente e é salva por um misterioso desconhecido que acidentalmente presencia o trágico sucesso. Do dia do acidente, apenas recorda a silhueta de um vulto negro rodeando-a nos seus braços até que fecha os olhos e entra num coma profundo, para despertar sete anos depois. No dia em que chega a casa, depois de uma estância no hospital, Alma descobre que vai ter como vizinho um rapaz indescritivelmente atraente, misterioso e com um estranho brilho nos olhos. Em breve, estabelecem uma amizade que inevitavelmente dará lugar ao amor. Um amor que com o tempo, alguns perigos e segredos revelados Alma perceberá ser talvez impossível.

Semana Passada no Sinfonia dos Livros

Olá a todos!
Esta semana a Vera Neves, a autora do Sinfonia dos Livros, acabou de ler e criticar um novo livro. Chama-se "Celestial" e foi escrito pela Cynthia Hand. Para lerem a crítica cliquem na imagem abaixo.
Como devem saber, as capas dos livros nem sempre são iguais em todos os países. O livro acima é um desses casos. Para verem as capas dos diferentes países cliquem Aqui.
Para quem quer saber as novidades da Editorial Presença deste mês podem fazê-lo Aqui.
Para os fãs da famosa série Downton Abbey, a Vera postou uma notícia de que vão gostar. Dois livros que vão adorar ler! Podem ver quais são Aqui.
Além de tudo o que já disse, há mais um livro que saiu recentemente. Chama-se "A Promessa" e é da famosa Lesley Pearse. Cliquem na imagem abaixo para saberem mais.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Opinião - A Maldição do Tigre

Título: A Maldição do Tigre (Tiger’s Curse no original)
Autor: Colleen Houck
Coleção: A Saga do Tigre (nº1)
Data de Lançamento: Julho de 2012 (2011 no original)
Edição:
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 345
ISBN: 978-972-0043-71-9
Sinopse: Quando Kelsey Hayes se candidata a um trabalho no circo para ocupar as férias de verão até ao início das aulas na faculdade, está longe de imaginar a aventura em que se verá envolvida. Encarregada de cuidar de Ren, um majestoso tigre branco, sente-se de imediato fascinada pelo animal e não hesita em aceitar o convite para o acompanhar numa viagem até à Índia, rumo à reserva natural a que pertence.
O que Kelsey ainda não sabe é que o tigre a que tanto se afeiçoou é na verdade Alagan Dhiren Rajaram - um príncipe indiano vítima de uma maldição secular - e que ela poderá ser a única pessoa capaz de o ajudar a quebrar o feitiço.
Determinada a devolver a Ren a sua humanidade, Kelsey embarcará numa perigosa aventura por lugares repletos de magia e misticismo. No entanto, as forças do Mal não parecem dispostas a dar-lhes tréguas e os perigos espreitam a cada esquina. Será que a paixão que vai crescendo entre os dois resistirá a todos os obstáculos que lhes vão sendo colocados no caminho?
"A Maldição do Tigre" é o primeiro volume de uma extraordinária saga que promete apaixonar os fãs de literatura fantástica.

Novo Vício
            Li este livro graças à Porto Editora, que gentilmente mo enviou. Agradeço à editora pela fantástica leitura que me proporcionou. Ganhei um novo vício!
            A narração está na primeira pessoa, do ponto de vista da Kelsey, pelo que só sabemos aquilo que esta personagem sabe durante toda a história.
            Kelsey é uma rapariga americana comum, cujos pais morreram num acidente de carro e que vive com os tios. Quando vai trabalhar para o circo apaixona-se imediatamente pelo tigre Ren. Gosta da ideia de poder ajudar os seus amigos, mas é muito tímida e nunca pensa muito nela própria.
            Ren é um homem que está amaldiçoado sob a forma de um tigre branco, tal como o seu irmão Kishan que está sob a forma de um tigre negro. Para Ren, caçar é mais difícil devido à cor chamativa pelo que tem mais dificuldade em alimentar o tigre em si. O seu lado humano, no entanto, é bondoso, generoso e completamente apaixonado pela Kelsey, que não para de o afastar.
            O romance deles é um amor, uma ternura… e é completamente condenado devido à maldição. É impossível não gostar deles e do seu amor!
            Eu, que já sou uma fã incondicional de romances que incluam personagens que se transformem em animais, recomendo vivamente este lindo romance, que também tem uns traços de aventura.
           

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 14,94€)
Nota: Não existe e-book disponível atualmente.

Opinião - Vingança Mortal

Título: Vingança Mortal (Vengeance in Death no original)
Autor: J. D. Robb (pseudónimo de Nora Roberts)
Coleção: Série Mortal (nº6)
Data de Lançamento: Julho de 2010 (1997 no original)
Edição:
Editora: Chá das Cinco
Número de páginas: 285
ISBN: 978-989-8032-83-6
Sinopse: Ele é um especialista nas últimas tecnologias. Um louco com a mente de um génio. Um assassino sem coração que persegue silenciosamente as suas presas. Antes de cada homicídio, assombra a tenente Eve Dallas com adivinhas sobre os crimes que está prestes a cometer – mas Eve não consegue resolvê-las a tempo de salvar nenhuma das vítimas. Vítimas essas que, aparentemente, só têm em comum uma coisa: a forma atroz como são torturadas antes de morrerem. Mas é então que Eve descobre algo assustador: as vítimas estão ligadas a um antigo mistério sobre o passado de Roarke, o seu marido. Estará Eve preparada para o que vai descobrir?

Puro Mistério
            Mais um sucesso enorme da fantástica Nora Roberts a escrever como J. D. Robb. Desta vez parece-me ainda mais misteriosa, mais arrepiante, mais emotiva…
            A abordagem do modo como vemos a história continua a ser a mesma. A narração na terceira pessoa, do ponto de vista de Eve, Roarke, o assassino, embora poucas vezes, e algumas opiniões suaves de outras personagens menores. O mistério é uma dose mais carregada neste livro e descobrir o assassino é praticamente impossível até ao final.
            Eve continua bastante focada no seu trabalho, mas o que sente pelo marido afirma-se dentro dela de forma cada vez mais evidente. Começam as ligeiras cenas de ciúme, as dedicatórias românticas, apesar de pouco frequentes, e a perceção de que sem ele já não consegue viver. Ela faz tudo o que está ao seu alcance para o proteger, mesmo que isso implique que ele se zangue com ela. Nem perante o passado de crime de Roarke ela hesita em lhe demonstrar o seu apoio.
            Roarke tem um passado negro sobre o qual não gosta de falar, até porque o seu passado envolve mais pessoas do que apenas ele. No entanto, para este caso em especifico, ele tem de contar a Eve e percebe que precisa dela junto dele de uma forma mesmo romântica. É aquela personagem que nos deixa a suspirar…
            O assassino tem umas características muito específicas, que fizeram com que esta fosse a primeira vez que me deu certa pena. Com apenas dezanove anos de idade e a mente completamente moldada por outra pessoa, a maneira dele agir era quase programada ao pormenor.
            Peabody continua a ser treinada e eu gosto bastante da sua personalidade facilmente deslumbrada. Summerset assume um papel de maior destaque neste livro, mas não vou dizer porquê pois seria um spoiler muito importante.
            As tecnologias continuam a fazer-nos desejar que o futuro venha mais depressa de tão espetaculares.
            Mais uma história sensual, excitante e misteriosa e que me deixou em pulgas para ler a próxima aventura de Eve Dallas. Está mais que recomendado!
           

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 18,85€)
Nota: Não existe e-book disponível.

Wook - Novidades Literatura

Mais uma novidade que a Wook nos traz. Este livro, que se chama "Arroz de Palma" e foi escrito por Francisco Azevedo, está em pré-venda e vai ser lançado no dia 25 deste mês. O livro está com um preço de 13,95€ e portes grátis para Portugal continental ou 40% de desconto nos portes para as ilhas. Para comprarem o livro cliquem na imagem acima.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Novidades de Outubro de 2013

Olá leitores!
A Bizâncio vai ter algumas novidades este mês, por isso, vou dizer-vos quais são.

1 - "António Ferro: A Vertigem da Palavra - Retórica, Política e Propaganda no Estado Novo" de Margarida Acciaiuoli
Páginas: 432
Preço: 16,98/18,00 €
Género: Política / Biografia
Sinopse: António Ferro era um homem singular. Escritor, jornalista, adquiriu notoriedade com o seu livro sobre a viagem em torno das ditaduras europeias nos anos 20 do século XX. Soube convencer Salazar de que o povo precisava de espectáculo, mostrou-lhe que tinha um programa e objectivos para a promoção do regime e foi nomeado director do organismo que se encarregaria das actividades de propaganda do Estado Novo. Durante quinze anos fez do país um «teatro» e foi o seu encenador: organizou exposições, criou prémios artísticos e literários, financiou filmes e documentários, criou uma companhia de bailado, um teatro do povo, um Museu de Arte Popular. O turismo teve com ele uma inusitada relevância através, entre outros, dos incentivos à qualidade de hotéis e restaurantes e do programa de Pousadas.
Nada lhe escapou, dir-se-ia. Mas, quando a Segunda Guerra Mundial terminou, percebeu-se que o país pouco mudara. É desta contradição que este livro trata, sem esquecer as convicções de António Ferro e a importância que sempre deu à palavra.

2 - "O Continente Perdido - Uma Análise sobre o mais negro Momento da Europa desde a Segunda Guerra Mundial" de Gavin Hewitt
Páginas: 336
Preço: 15,09/16,00 €
Género: Política / Atualidade / Economia
Sinopse: «Das planícies áridas de Espanha, ergue-se o aeroporto de Ciudad Real, feito de vidro e aço escovado, a brilhar à luz do sol. Vangloria-se de ter uma das pistas de maior comprimento da Europa. O seu terminal, amplo e arejado, foi concebido para acolher 5 milhões de passageiros por ano. Custou quase mil milhões de euros. Mas não se vêem aviões. É um elefante branco, financiado com o dinheiro dos contribuintes. Existem outros aeroportos «fantasma». Por todo o país, há projectos semiacabados: o legado de políticos que utilizaram os fundos públicos para satisfazer a sua ambição.»
O Continente Perdido conta-nos a história de um sonho falhado, uma visão nobre que se tornou perigosa e que conduziu a Europa à mais grave crise que enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial: uma crise para a qual estava totalmente impreparada. Um dos pilares do sonho europeu, surgido no pós-guerra, era a criação de uma moeda única, e com ela surgiu o dinheiro fácil, seduzindo alguns países que se lançaram numa voracidade despesista. Após a crise financeira dos Estados Unidos, a Europa foi inevitavelmente atingida e deparou-se com uma crise da dívida pública que põe em causa todo o projecto europeu.
O Continente Perdido está repleto de casos patéticos, que cruzam os bastidores dos centros de decisão política com as histórias de cidadãos comuns, dando um retrato ímpar da mudança dramática da História a que assistimos nos nossos dias. Inclui, ainda, entrevistas com funcionários europeus de topo, dentro e fora do sistema, e relatos dramáticos de algumas das cimeiras europeias. Um livro claro e de leitura apaixonante, de um dos mais conceituados, e bem relacionados, jornalistas dos nossos dias, que nos explica com invulgar simplicidade como chegámos aqui e para onde caminhamos.

3 - "Diário de uma (ainda) Solteira - As Destemidas Reflexões de Uma Aventureira Romântica de 32 anos e meio" de Alison Taylor
Páginas: 288
Preço: 14,15/15,00 €
Género: Romance / Diário
Sinopse: As raparigas solteiras são hoje em dia mais espertas, mais fortes e mais engraçadas, e Alison Taylor é a sábia voz desta nova geração que anda à procura «do tal» mas que não quer fazer uma lobotomia de personalidade pelo caminho. Cobrindo doze meses na vida de uma esperançada (mas não desesperada) romântica, Diário de Uma (Ainda) Solteira revela-nos o que acontece antes de um encontro, durante um encontro e quando não há encontro algum. Deambulando pelos festivais de música, e por várias capitais europeias, acompanhamos esta «doente de amor» cheia de estilo – e os seus amigos – na demanda por divertimento, romance e por alguém que possa amar. Diário de Uma (Ainda) Solteira calará fundo a uma geração de mulheres modernas, educadas e ambiciosas que nem querem acreditar que há tão poucos homens adequados, solteiros e heterossexuais, o que não as impede de procurar e ter esperança, ter esperança e procurar…
(Ainda) Solteira deveria ser um Estado Civil.

The New York Times - Top 5 Best Sellers da Semana (Ficção Impressa e E-book)

1 - Storm Front de John Sandford - Está no top pela 1ª vez.

2 - Doing Hard Time de Stuart Woods - Encontra-se pela 1ª vez no top.

3 - Doctor Sleep de Stephen King - A semana passada estava em 2º lugar e encontra-se no top há 3 semanas.

4 - The Husband's Secret de Liane Moriarty - A semana passada estava na 5ª posição e já se encontra no top há 10 semanas.

5 - The Longest Ride de Nicholas Sparks - Encontrava-se em 3º lugar na semana passada e está no top há 4 semanas.

Podem ver a lista completa Aqui.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Semana Passada no FLAMES

Olá leitores fantásticos!
Esta semana podem recordar uma série de livros mais antiga, a Coleção Arrepios. Cliquem na imagem abaixo para lerem mais sobre este assunto.
Podem participar ainda no Passatempo 69º em parceria com o autor Carlos Nuno Granja. O livro prémio é o "Poesia Objetiva" da editora Alfarroba. Participem clicando na imagem abaixo.
Além disso podemos ler a crítica do livro "A Conspiração de Papel" do autor David Liss. Para isso cliquem na imagem abaixo.

Wook - Novidades Literatura

Gostam de ler livros na língua original? Aqui têm uma boa oportunidade.
O livro "The Luminaries" de Eleanor Catton  é o livro mais extenso que já ganhou o prémio "Man Booker Prize 2013" e a autora é a mais jovem vencedora deste prémio. O livro pode ser comprado na Wook com 10% de desconto e portes grátis para Portugal Continental. Nos Açores e Madeira os portes têm 40% de desconto. O livro está com um preço de 21,38€ e podem adquiri-lo clicando na imagem acima.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Rubrica Mensal – Entrevistas a Autores – Pedro Barrento

Apresento-vos a nossa terceira entrevista. O autor escolhido foi o Pedro Barrento, que tem, neste momento, apenas um livro publicado. O livro, que se chama “O Príncipe e a Singularidade – Um Conto Circular”, já foi criticado anteriormente aqui no blogue e podem ler a opinião Aqui.
O Pedro Barrento nasceu em Moçambique à 51 anos atrás, frequentou a escola em Lisboa e é licenciado em Direito. Por volta dos 33 anos, ele decidiu que havia mais na vida do que ser advogado e tentou a sua sorte em vários negócios, sendo que o mais bem-sucedido foi uma companhia que produz e gere bandas de rock. Há um ano atrás decidiu pegar novamente num hobby esquecido há muito tempo: escrever. Começou com um blogue dedicado principalmente a sátira política e, encorajado pelo feedback que recebeu no blogue, decidiu tentar escrever um livro.

1 – Como te sentiste quando o teu primeiro livro foi lançado?
R: O meu primeiro livro não foi “lançado” no sentido tradicional do termo, dado que está editado em self-publishing através da Amazon, Smashwords, Createspace, Barnes & Noble, etc. Quando fiz upload para a Amazon, senti-me completamente exausto.

2 – Qual foi a tua inspiração?
R: O livro não tem uma inspiração clara, porque eu nunca decidi escrever um livro sobre um determinado assunto. Eu fui tendo ideias para pequenas partes, que foram surgindo e sendo escritas de forma não sequencial (p.e., cap. 1, 2, 9, 12, etc.).
A certa altura comecei a acreditar que era possível ligar todas aquelas partes que tinham sido escritas em separado, de forma a que se transformassem num livro com um princípio, meio e fim e com uma mensagem coerente.
Até hoje ainda não consegui perceber como foi possível escrever um livro, partindo de uma “manta de retalhos” não sequencial e sem uma definição prévia do que iria ser a história e a mensagem.
Vou tentar explicar a forma quase inverosímil como o livro foi escrito.
Se fores ao meu blog, que contém basicamente sátira política, vais encontrar um conto chamado “Um Conto Medieval” (Aqui), que é uma sátira aos acontecimentos do 1º de Maio de 2012, com a cadeia de supermercados Pingo Doce. Esse texto, por exemplo, acabou por se transformar, com pouquíssimas alterações, no capítulo 22 do livro, onde tem um significado completamente diferente do original, apesar de os textos terem poucas diferenças.
O começo do livro, em que os deuses jogam a sua divindade às cartas, era inicialmente um texto curto, com duas ou três páginas, que satirizava simultaneamente a crise política europeia e (acreditem ou não) a falta de sardinhas que houve nos santos populares de 2012.
Eu sei que isto parece impossível, para quem leu o livro, mas parte do texto sobre as sardinhas foi reciclada e transformou-se no começo do livro.
Foi quando eu estava à beira de colocar esse texto no meu blog, que subitamente comecei a ter outras ideias e pensei para comigo que aquele começo era demasiado bombástico para ser desperdiçado numa brincadeira sobre política e sardinhas.
Seguidamente, escrevi o capítulo 9, que se passa num parque de estacionamento, em finais do séc. XX (ou séc. XXI, não sei) e a seguir escrevi o capítulo 12, que fecha a primeira parte do livro.
Quem leu o livro sabe que os cap. 1, 2, 9 e 12, encarados separadamente, não têm nada que ver uns com os outros. Milagrosamente, acabaram por ser conjugados numa história (quase) coerente. Depois de ter escrito os capítulos todos até ao 12 achei que tinha escrito uma “short story”, e a coisa esteve parada durante uns dias (ou umas semanas, não tenho a certeza).
Finalmente, decidi transformar a “short story” num livro e escrevi o capítulo 13, que faz a transição para a segunda parte. Depois escrevi o capítulo 23, que dá ideia do que vai ser o fim do livro e que foi o capítulo mais fácil de escrever. Simplesmente tive uma visão de uma “doomsday landscape”, com a Senhora dos Corvos no cimo da montanha, e comecei a escrever o que estava a ver.
Respondendo concretamente à tua pergunta, e como já deve estar claro, depois desta explicação toda, não houve uma inspiração específica para o livro, eu simplesmente fui descobrindo o que era o livro à medida que o escrevia.

3 – Quem mais te apoiou na escrita do livro?
R: Inicialmente, ninguém. O livro foi um ato solitário, iniciado e escrito maioritariamente durante um período de dois meses em que estive sozinho em casa. Aliás, eu só consigo escrever quando estou sozinho.
Depois do rascunho inicial, o livro teve a grande ajuda da Lynn Curtis (site oficial Aqui), que trabalhou quase de graça, da Teresa Frederico, que reviu o texto português de graça, do Sandro Marques que foi lendo os rascunhos e dando umas dicas e só me conhecia do Facebook, e de algumas pessoas que fizeram rascunhos para a capa, apesar de não serem as autoras da capa final (Paula Soto Maior e Fernanda Gil).

4 – Já consegues pensar em ti como escritor?
R: Eu consigo, mas isso só se concretiza se o resto da sociedade achar que eu sou escritor. Tirando as opções de “asceta em gruta” quase tudo no nosso mundo depende de feedback social.

5 – Como te descreverias em três palavras?
R: Solitário, sonhador e irascível.

6 – Já estás a trabalhar num próximo livro? Se sim, quando tencionas acabá-lo e publicá-lo?
R: Tenho partes de um segundo livro a surgir na minha mente. Duvido muito que o escreva se este primeiro livro não tiver um grau mínimo de sucesso. Por uma questão de feitio, eu sou incapaz de fazer seja o que for sem um determinado grau de qualidade formal, o que quer dizer que tenho uma quantidade razoável de dinheiro investida neste livro, principalmente na versão inglesa (revisões, literary consultacy, etc.). Se este livro não pagar esses investimentos e o ano inteiro que gastei a escrevê-lo e a promovê-lo, duvido muito que o segundo livro chegue ao papel, pela simples razão de que não sou suficientemente rico para investir em livros que não se paguem a si próprios.

7 – Se as pessoas quiserem comprar o teu livro, O Príncipe e a Singularidade – Um Conto Circular, onde o podem fazer?
R: Seguem-se os links para as versões digitais e em papel, em inglês e em português. O primeiro link é para a Amazon USA, onde se encontra a maior parte das reviews ao livro, mas que não é o melhor link para adquirir o mesmo, dado que, a partir de Portugal, fica mais barato comprar na Amazon UK:
- Amazon em Inglês - Aqui ou Aqui
- Amazon em Português - Aqui ou Aqui

Dou assim por terminada esta entrevista. Desejo-te muita sorte para a tua carreira, que ainda está apenas no início! O blogue, os leitores e eu agradecemos a tua disponibilidade. Continua o bom trabalho!

Lançamento de Livro

Mais um livro infantil que a Alfarroba nos traz este ano. O livro chama-se "O Pintas e o Osso de Dinossauro" e foi escrito pelo João Cunha Silva e ilustrado pela Maria João Cunha. O lançamento vai ser no dia 19 deste mês, às 15h na Casa Barbot, em Vila Nova de Gaia. Não percam!
Vejam o booktrailer Aqui.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Wook - Novidades Literatura

O novo romance de Afonso Cruz "Para Onde Vão Os Guarda-Chuvas?" vem autografado para os primeiros compradores. Os portes são grátis para Portugal Continental e têm 40% de desconto para as ilhas. O livro está com um preço de 17,55€ e podem adquiri-lo clicando na imagem acima.
Cliquem na imagem acima para adquirir o livro "80 Dias - A Cor do Prazer" de Vina Jackson ainda em pré-venda. O lançamento é no dia 18 deste mês e o livro está com um preço de 14,94€.
O livro "Pede-me o que Quiseres" da Megan Maxwell também está ainda em pré-venda e o lançamento é dia 17 deste mês. O livro está com um preço de 15,98€ e podem adquiri-lo clicando na imagem acima.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

1º Passatempo - Resultados

Chegámos finalmente ao fim do nosso primeiro passatempo! Agradecemos muito a todos os participantes!
Gostaríamos muito de dar um prémio a cada participante mas, infelizmente, só pode haver um vencedor, neste caso uma vencedora. E a vencedora é...

Joana P / Joana Pa

O blogue Histórias Fantásticas dá-te os parabéns!

A todos os que participaram deixamos uma mensagem: NÃO DESISTAM DE PARTICIPAR, não sabem quando poderá ser a vossa vez de vencer.
Mais uma vez, muito obrigada a todos!

The New York Times - Top 5 Best Sellers da Semana (Ficção Impressa e E-book)

1 - Gone de James Patterson e Michael Ledwidge - É a 1ª vez que está no top.

2 -  Doctor Sleep de Stephen King - A semana passada estava em 1º lugar e está no top há 2 semanas.

3 - The Longest Ride de Nicholas Sparks - A semana passada encontrava-se em 2º lugar e já está no top há 3 semanas.

4 - Silencing Eve de Iris Johansen - Está pela 1ª vez no top.

5 - The Husband's Secret de Liane Moriarty - Estava no 4º lugar a semana passada e já se encontra no top há 9 semanas.

Podem ver a lista completa Aqui.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Wook - Novidades Literatura

Alice Munro, autora canadiana de 82 anos, foi a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2013. Para celebrar esse momento a Wook tem umas ofertas para os leitores. Assim podem comprar todos os livros da autora com descontos até 20% do dia 10 ao dia 31 de Outubro. Cliquem na imagem acima para verem os livros disponíveis.

Lançamento de Livro

Mais um livro novo que a Alfarroba nos traz em tão pouco tempo. O livro chama-se "Poesia Objectiva", foi escrito pelo Carlos Nuno Granja e tem fotografias de José Fangueiro. O livro vai ser lançado no dia 12 de Outubro às 21h no Museu de Olvar, onde também vai ser inaugurada uma exposição fotográfica com as imagens do livro.
Podem ver o booktrailer Aqui.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Opinião - Inverno de Sombras

Título: Invernos de Sombras
Autor: L. C. Lavado
Coleção: Hekat (nº1)
Data de Lançamento: Abril de 2013
Edição:
Editora: Marcador
Número de páginas: 590
ISBN: 978-989-8470-86-7
Sinopse: “Todos ficam sujos de sangue e há sempre alguém que morre.” Este é o lema de Danton.
Filho de dois poderosos feiticeiros, inimigos de séculos, a existência de Danton é apenas mais um golpe de guerra entre os pais. Criado e aperfeiçoado por Amauri e Goulart, é temido por todos, incluindo os próprios.
Em Lisboa, uma misteriosa Caixa detém um poder que a família Santa-Bárbara guarda há gerações. Isadora é a última descendente de uma linhagem de Paladinos, herdeira solitária de um império cultural e um legado que desconhece. Ela e o tio, Garrett, são tudo o que resta para proteger este grande segredo.
Mas Danton está decidido que é chegada a hora do poder da Caixa lhe pertencer, e as vidas dos Santa-Bárbara vão alterar-se para sempre.
Feitiçaria, magia, segredos e uma história de amor inesquecível, percorrem alguns dos lugares mais conhecidos de Lisboa e a zona mais sinistra de Paris.
O passado colide com o presente e tudo acontece… mas não como todos esperam.
Pela escritora revelação da fantasia urbana portuguesa. Uma história cativante que vai fazer as delícias dos leitores mais exigentes.

Aqueles Livros
             Estou muito impressionada e muito contente por ter decidido ler este livro. Este é um daqueles livros que nos dá um verdadeiro orgulho de ser portugueses. De uma qualidade e bom gosto espantosos, este é um dos melhores livros de ficção portuguesa que li. Por isso mesmo vai para os meus favoritos.
            A narração é leve e fácil de ler e perceber, maioritariamente escrita no ponto de vista de Isadora e pontualmente no ponto de vista de outras personagens como Danton, Garrett, Pierre, etc.
A Isadora é uma heroína que me fez lembrar bastante de mim própria e, por isso mesmo, liguei-me a ela imediatamente. É uma daquelas pessoas que são boas para toda a gente, mas que vive num mundo um pouco à parte. Preferindo livros e filmes a relacionamentos, é uma personagem um pouco solitária. O desastre da morte da sua família fez com ela se quisesse proteger do mundo e da dor, o que faz dela ainda mais introvertida. Gostei mesmo muito dela!
            Bem, tal como a maioria das raparigas, tenho uma grande queda por bad boys por isso fiquei imediatamente de olho no Danton. Sim, é o típico rapaz lindo de morrer que só faz maldades… Sim, é o típico rapaz que trata mal a heroína… Ele não conta é com os seus sentimentos por ela. E é nessa parte que nos começa a interessar ainda mais.
            A história transporta-nos para Lisboa e Paris, intercalando o passado com o presente de uma forma calculada, revelando o necessário e nunca demais de forma a manter-nos curiosos até ao fim. Adoro o mistério que nos envolve e a magia que tanto adoro. Claro que não posso deixar de referir o romance, que é a minha parte favorita da história. Acho que está tudo muito bem construído de forma a guiar-nos para uma nova realidade. Pode-se dizer que este é um daqueles livros que nos faz viajar.
            Um pormenor que quero acrescentar é que a capa é linda e chama bastante a atenção.
            Aconselho este livro a todas aquelas pessoas que gostam de romances fantásticos e misteriosos. Fico a aguardar ansiosamente pelo próximo…
           
Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 15,93€)
Nota: E-book disponível na Amazon.