Translate

sábado, 14 de setembro de 2013

Opinião - Êxtase Mortal

Título: Êxtase Mortal (Rapture in Death no original)
Autor: J. D. Robb (pseudónimo de Nora Roberts)
Coleção: Série Mortal (nº4)
Data de Lançamento: Junho de 2009 (1996 no original)
Edição:
Editora: Chá das Cinco
Número de páginas: 256
ISBN: 978-989-8032-54-6
Sinopse: "Veio para Nova Iorque para ser polícia pois acreditava na ordem. Precisava dela para sobreviver. Tinha tomado as rédeas da sua vida, transformara-se na pessoa que um assistente social anónimo chamara de Eve Dallas…"
            A lua-de-mel de Eve e Roarke é interrompida pelo estranho suicídio de um dos jovens engenheiros das empresas Roarke. Ao regressarem a casa, Eve é confrontada com outros casos de suicídio que usam diferentes métodos, mas todos partilham o mesmo sorriso desconcertante no rosto da vítima. Descobre que não se trata de mera coincidência e alguém está a planear a morte destas pessoas. Mas quando Eve se apercebe de que um dos alvos é o seu marido, a sua própria felicidade é ameaçada.
Num romance cheio de mistério, suspense e violência, a tenente Eve Dallas é atraída para o mundo da realidade virtual onde a mente se torna num instrumento letal de destruição…

Engano (**Alerta Spoiler**)
            Desta vez estava completamente convencida que tinha descoberto o assassino mais uma vez. Enganei-me redondamente. Todo o livro é uma rede de enganos que nos leva a desconfiar da pessoa errada de forma muito sub-reptícia. Só me apercebi disso tarde de mais e já tinha caído na armadilha da escritora.
            Mais uma vez a autora faz uma narração perfeita, na terceira pessoa e quase sempre do ponto de vista de Eve. Como sempre mantêm-se as mudanças para outros pontos de vista, nomeadamente o Roarke, Summerset, Peabody, entre outros.
            Eve ama Roarke do fundo do coração e aceita-o plenamente tal como ele é, assim como ela a aceita. O amor dos dois é uma coisa muito forte e especial, algo que todos desejamos para nós próprios. Roarke deu-me imensa pena numa dada situação em que lhe controlam a mente de forma cruel e o fazem (lamento os spoilers) magoar a mulher da sua vida. Além disso há vários momentos picantes durante todo o livro. E várias surpresas. A parte que menos gostei foi do fim, porque parece que acaba sempre com a Eve magoada.
            O mundo das tecnologias onde a história se insere é sempre muito interessante. Robôs que trabalham pelos humanos, máquinas que cozinham por eles, carros que conduzem sozinhos, músicas com efeitos escondidos, hologramas, máquinas que criam ilusões de todos os tipos, etc.
            Mais um sucesso cheio de ação, mistério, amor e sexo e dor. Seguindo para o próximo livro, continuo com a fantasia sensual de J. D. Robb e, confesso, que prefiro Nora Roberts assim. Aconselho aos amantes de policiais que leiam este livro e todos os da coleção.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9€)
Nota: Não existe e-book disponível.