Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Opinião - The Prince and the Singularity

Título: The Prince and the Singularity – A Circular Tale
Autor: Pedro Barrento
Ano de Lançamento: 2013
Edição:
Editora: Smashwords Edition
Número de páginas: 152
ISBN: 978-130-1788-47-7
Sinopse: Esta é a história do Príncipe, também conhecido por Mestre ou, por vezes, por Francisco, que é mais ou menos imortal e atravessa os milénios lutando contra o Desejo e a Rejeição, as causas da infelicidade e do Mal. Ele falha sempre os seus objectivos, até ao momento em que se desinteressa da sua cruzada e decide morrer, o que não acontece. Em vez disso, é promovido...
"O Príncipe e a Singularidade - Um Conto Circular" é a visão pessoal do autor sobre o Mito da Criação, obtida a partir do recurso a diferentes fontes religiosas e filosóficas, misturadas e reformuladas de forma original, ousada e humorística. A história é multi-dimensional, podendo ser lida como um conto simples e divertido ou como uma obra satírica, cheia de referências e citações escondidas, que o leitor poderá entreter-se a descobrir.

História Única
            Bem, em primeiro lugar devo dizer que não fazia conta de ler este livro. Participei num Giveaway do Goodreads para o ganhar, mas não fui uma das vencedoras. Apesar disso o autor cedeu-me uma cópia gratuita em e-book. Agradeço-lhe imenso por isso.
            Este é um livro bastante diferente do comum. Acho que posso dizer com segurança que nunca li nada que se assemelhasse. Para uma primeira vez e não sendo este o meu tema predileto, gostei bastante. Achei muito original. A única coisa que não gostei foi algumas partes ligeiramente repetitivas. Afinal, é um conto circular.
            A narração encontra-se na terceira pessoa, pelo que a visão é abrangente e objetiva. As descrições dos cenários são bastante bem concebidas e as personagens bem estruturadas. A maioria delas é bastante linear, as mudanças operam-se principalmente no Príncipe.
            Não posso falar muito nas personagens se não revelaria mais do que aquilo que pretendo revelar. Mas posso dizer que quando percebi o entrelaçar de toda a situação fiquei muito surpresa. Tudo se encaixa como num puzzle.
            Não sou muito entendedora de filosofia e sentidos ocultos, embora neste caso me tenha apercebido de uma ou outra coisa.
            Concluindo, aconselho esta leitura a um público mais experiente para que possa disfrutar plenamente de todo o enredo. Agradeço mais uma vez ao autor pela oportunidade e dou-lhe os parabéns pela história única que proporciona aos leitores.

Podem comprar o e-book:
- Na Kobo – Aqui (atualmente 2,71€)