Translate

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Opinião - Desejada

Título: Desejada (Goddess Of The Spring no original)
Autor: P. C. Cast
Coleção: Chamamento da Deusa (nº2)
Ano de Lançamento: 2012 (2004 no original)
Edição:
Editora: ASA
Número de páginas: 338
ISBN: 978-989-557-934-1
Da Autora Bestseller Da Série Casa Da Noite
Sinopse: Lina é proprietária de uma padaria Gourmet em Tulsa mas, infelizmente, o negócio não está a correr como esperado e ela precisa de um plano. Quando tropeça, acidentalmente, num livro de culinária italiana da deusa, Lina não consegue deixar de pensar que encontrou a solução para os problemas, mesmo que isso implique invocar uma deusa para salvar o seu negócio.
Em breve, Lina encontra-se cara a cara com Deméter, que tem o seu próprio plano. Ela propõe que Lina troque a alma com Perséfone, a deusa da primavera, que irá dar uma nova vida à padaria. Em troca Lina terá que repor a ordem no submundo.
Depois de ocupar o corpo da encantadora Perséfone, Lina, cujos problemas eram massa azeda e segundos encontros, tem agora assuntos maiores em mãos, como levar a primavera ao mundo dos espíritos. Mas, quando o belo e perigoso Hades acende uma chama no seu coração, Lina não pode deixar de se interrogar se o senhor do submundo não será o homem dos seus sonhos...

Amor
            Sabe-se lá porquê, mas sempre tive uma queda pelo senhor dos mortos. Hades sempre me pareceu ser um dos Deuses mais fascinantes da mitologia grega, principalmente porque me pareceu um incompreendido pelos outros. O seu amor por Perséfone sempre me pareceu mostrar que havia mais nele do que transparecia. Não fiquei nada desiludida com este livro. Muito pelo contrário.
            Mais uma vez, a história é tratada na terceira pessoa, exceto em algumas partes em que se encontra na primeira. Vemos tudo da perspetiva da Lina, mas vão-nos sendo dadas dicas dos pensamentos e sentimentos de outras personagens. Também há certos momentos da história em que somos colocados nas perspetivas de Hades e de Perséfone, o que é muito interessante. Mais uma vez, a escritora preocupa-se em dar-nos uma visão abrangente.
            Lina, ao contrário da maioria das personagens principais femininas, não é uma jovem inexperiente. Tem 43 anos e sofreu bastante com a perda de um amor devido a não poder ter filhos. Além disso é uma mulher frustrada sexualmente, cujos parceiros a levavam para a cama apenas para satisfação própria, sem a satisfazerem também. Isso contribui para a nossa ideia de que ela é uma mulher resistente e poderosa. Uma Deusa de alma!
            Hades é um Deus único. A sua vida é para ajudar os mortais depois da morte e através deles conhece o verdadeiro amor. O tipo de amor que não precisa de um corpo, apenas de uma alma. Ele quer desesperadamente encontrar a sua alma gémea e encontra-a dentro do corpo de Perséfone. Presa a verdade acima de tudo e, apesar da ideia de que o deus dos mortos só pode ser mau, revela ser uma excelente pessoa.
            Deméter, surge como a Deusa que é, cujo amor imortal é passageiro como uma brisa. Apolo é o esplendor solar. Um Deus belo e um pouco frívolo que, no entanto, se sente tocado pela alma nova de Perséfone e pelo amor que une Lina e Hades. Acaba por ser uma personagem que nos surpreende.
            A história é recheada de magia, amor, sensualidade e desejo reprimido. Tem um entrelaçar de mitos que me são conhecidos, mas que são apresentados de forma diferente e original. Adorei a forma como cada um deles surgiu naturalmente e como os reconheci apesar das diferenças.
            Mais uma vez, P. C. Cast conseguiu surpreender-me pela sua originalidade. Mais um livro que vai para os meus favoritos e que aconselho a todos para que possam aprender mais sobre o amor verdadeiro e a mitologia grega.

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 16,50€)
Ou o ebook:
- Na Wook – Aqui (atualmente 11,99€)