Translate

sábado, 27 de julho de 2013

Opinião - Os Lusíadas

Título: Os Lusíadas
Autor: Luís Vaz de Camões
Ano de Lançamento: 1572 no original
Número de páginas: 585
Sinopse: A ação central da obra é a viagem de Vasco da Gama para a Índia. Dela se serve o poeta para nos oferecer a visão épica de toda a História de Portugal até à sua época, ora sendo ele o narrador, ora transferindo essa tarefa para figuras da viagem. Para outras figuras - as míticas - transfere os discursos que projetam a ação no futuro em forma profética.
O Poema interpreta os anseios dos humanistas numa linha de continuidade das epopeias clássicas, cantando o triunfo do Homem contra as forças da Natureza, e do Homem que "deu novos mundos ao Mundo", iniciando assim um novo período da História.

Maior Obra Portuguesa
            Finalmente, passado tanto tempo de ter estudado a obra na escola, consegui lê-la completamente. Sempre tive curiosidade em ler tudo porque na escola só damos os episódios mais importantes do livro. Eu sempre gostei particularmente do episódio da Dona Inês de Castro e da Ilha dos Amores, sendo que deste último nem sequer cheguei a falar.
            Todos sabem que este é um livro complicado de se ler por causa da linguagem e escrita antiga, mas quando se gosta isso supera-se bem com um pouco de paciência e calma a ler. Tal como esperava, adorei desde o início ao fim. Considero Camões um escritor brilhante. O maior e melhor escritor português de todos os tempos, não desfazendo claro dos ótimos escritores portugueses que temos.
            Mais não acrescento porque uma análise desta obra nunca seria perfeita, dada a sua qualidade sem igual. Aconselho a todos os portugueses a lerem porque é realmente uma ótima fonte de história e orgulho.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 5,94€)
Ou o e-book:
- Na Wook – Aqui (atualmente 2,99€)