Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Opinião - Os Jogos da Fome

Título: Os Jogos da Fome (The Hunger Games no original)
Autor: Suzanne Collins
Ano de Lançamento: 2012 (2008 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 254
ISBN: 978-972-23-4239-1
Mais de 3 anos consecutivos no Top do New York Times e Amazon.com
Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Uma anterior revolta fracassada dos Distritos contra o Capitol resultou num acordo de rendição em que todos os Distritos se comprometeram a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais. No final, apenas um destes jovens escapará com vida... Katniss Everdeen é uma adolescente que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, o que a obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade. Conseguirá Katniss, face às circunstâncias, conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica. A versão cinematográfica, com realização de Gary Ross, conta com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth e Lenny Kravitz nos principais papéis.


Espectativa
            Posso dizer com toda a certeza que este é um daqueles livros que nos causam uma enorme espectativa mesmo antes de os começarmos a ler. Há vários fatores que contribuem para isso neste momento: o título chamativo, pouco percetível para quem não leu, a sinopse, dando-nos aquele cheirinho a uma história sem igual, e, claro, os fãs da saga que falam tão bem da série e do filme. Fico contente por não me ter desiludido. Muito pelo contrário, adorei o livro e vou começar já a ler o próximo.
            Fazendo jus à sua fama, o livro é um vício completo. Tem umas boas descrições de todo o ambiente envolvente e situação desesperante e, dado que está na primeira pessoa, dá-nos a visão da personagem (a Katniss) com todas as ambiguidades requeridas pelas suas opiniões. Não concordo, no entanto, com a classificação que dão a este livro, pois não o considero uma leitura infanto-juvenil. Acho que tem uma mensagem demasiado profunda e complexa para que uma criança ou um pré-adolescente perceba.
            O livro está dividido, e bem, em 3 partes: Os Tributos; Os Jogos; O Vencedor. Cada parte delimita a história para que percebamos para onde ela nos conduz e, pelos títulos, sabemos bem para onde. Dada a situação, é difícil não ficarmos empolgados.
            Concluindo, quem não leu o livro não pode perder a oportunidade, pois é uma leitura realmente fantástica, e quem leu, deve ter gostado bastante e não se importa de repetir. A saga ganhou agora mais uma fã e este livro vai imediatamente para a lista dos meus favoritos.
            Quanto ao filme, penso que se mantém bastante fiel ao livro, sendo a maior diferença o ponto de vista, que no filme é mais abrangente, dando-nos uma visão do que se passa “nos bastidores” dos Jogos. Também o aconselho a quem gostou do livro e até mesmo a quem não leu, se bem que assim ficam com uma imagem mais condicionada das personagens.



Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 14,90€)
Ou o e-book:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9,75€)
Nota: O e-book só se encontra disponível em Inglês.