Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Opinião - Dei-te o Melhor de Mim

Título: Dei-te o Melhor de Mim (The Best of Me no original)
Autor: Nicholas Sparks
Ano de Lançamento: 2013 (2011 no original)
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 299
ISBN: 978-972-23-4704-4
Sinopse: Este novo romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Separados por classes sociais distintas, a paixão que sentem um pelo outro fá-los acreditar que aquele sentimento durará para sempre e terá força para superar todos os obstáculos. Vinte e cinco anos mais tarde, ambos são chamados à cidade natal, por altura da morte do único homem que os protegera. Amanda e Dawson tinham seguido caminhos diferentes. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, não podem evitar confrontar-se com dolorosas recordações e mais ainda com as escolhas que tinham feito perante as circunstâncias que o seu juvenil amor não pudera alterar. Que sentido dar agora a um amor que nunca poderia mudar o passado?




Mais Um Sucesso de Nicholas Sparks
            Este livro é, sem sombras de dúvidas, mais um enorme sucesso do autor, que me conseguiu surpreender desta vez por ter tido uma interpretação tão literal do título do livro.
            O romance não tem índice, embora também não seja necessário, e é constituído por 23 capítulos e um prólogo no final, que acaba por nos esclarecer a respeito do desfecho de toda a história. O narrador encontra-se na terceira pessoa, é ausente e heterodiegético, ou seja, não faz parte da história e tem uma focalização interna, tomando o ponto de vista de uma personagem. Neste caso, o ponto de vista vai mudando de personagem ao longo da história, para nos dar uma perspetiva mais global.
            Toda a ação passada, presente e futura tem influência naquilo que lemos e está muito bem definida e explicada. O Dawson é uma personagem forte e decidida, com um azar enorme na família que tem, e Amanda é a típica mãe babada e superprotetora, mais percetível dada a situação pela qual passou no passado. Este livro foi um pouco mais violento do que os outros que li do autor, sem no entanto exagerar nas descrições e dando-nos a perspetiva confusa que é realmente uma cena de luta. O final foi muito típico de Nicholas Sparks, muito emotivo e surpreendente. Achei no entanto certas semelhanças com o seu outro livro “O Sorriso das Estrelas” dado que a ação também se passa toda num fim de semana.
            O livro é, claramente, mais para um público adulto e experiente, tanto homens como mulheres. No entanto, os adolescentes e jovens adultos também não encontrarão dificuldades na perceção.
            Em 2014 está previsto o lançamento do filme baseado nesta história, cujos direitos de autor já foram comprados pela Warner Bros., e com certeza fará tanto sucesso como os restantes seis filmes baseados em romances do escritor.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 10,79€)
Nota: Este livro ainda não existe em ebook.