Translate

terça-feira, 7 de junho de 2016

Opinião - A Trança de Inês


Título: A Trança de Inês
Autor: Rosa Lobato de Faria
Data de Lançamento: Outubro de 2012 (2001 no original)
Edição:
Editora: Leya BIS
Número de páginas: 278
ISBN: 978-989-660-034-1
Sinopse: Baseado no mito de Pedro e Inês (mais na lenda do que na história), um romance sobre a intemporalidade da paixão, onde se abordam também alguns mistérios da existência.
            Assim as mulheres passam umas às outras a sua teia ancestral de seduções, subentendidos, receitas que hão-de prender os homens pela gula, a luxúria, a preguiça e todos os pecados capitais, é por isso que elas nunca querem os santos, os que não se deixam tentar, os que resistem à mesa, à indolência, à cama, à feitiçaria dos temperos, ao sortilégio das carícias, à bruxaria das intrigas.

My rating: 4 of 5 stars


Ideia Curiosa
Depois de ouvir tanta gente falar bem desta autora fiquei a sentir-me “mal” por nunca ter lido nada dela. Decidi então começar pelo seu livro mais conceituado.
Começo por dizer que a escrita da autora é muito bonita e trabalhada. Não diria que é tão complexa, nem de perto nem de longe, como a de Saramago, mas ainda assim é trabalhada com esmero. Apesar disso não se torna uma escrita complicada de ler. No entanto, tem partes bastante descritivas que talvez se tornem mais maçadoras para aqueles que, como eu, não estão tão habituados a ler clássicos da literatura.
A história narra-nos a lenda de D. Pedro e D. Inês de Castro em três momentos temporais diferentes. Uma versão passa-se na época em que ocorreu a história real destas personagens. Outra passa-se nos nossos tempos, dando uma versão mais atual dos factos. E a terceira passa-se num futuro, que se pode chamar distópico. Os três tempos entrelaçam-se e complementam-se, tornando a leitura mais complexa do que eu esperava inicialmente.
Apesar disso gostei bastante e deixo aqui a recomendação para que leiam.

View all my reviews


Podem comprar o livro em português de Portugal:
- Na Wook – Aqui (atualmente 5,95€)
Nota: Não existe e-book atualmente.