Translate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Opinião - O Funeral da Nossa Mãe


Título: O Funeral da Nossa Mãe
Autor: Célia Correia Loureiro
Data de Lançamento: Outubro de 2012
Edição:
Editora: Alfarroba
Número de páginas: 435
ISBN: 978-989-8455-48-2
Sinopse: Quando, aos 58 anos, Carolina Alves decide pôr termo à vida, deixa um pedido concreto às suas três filhas: que se reúnam na festa em honra da padroeira da vila e que recuperem os laços de sangue que as consagram irmãs.
Luísa emigrou para Paris, decepcionada com a frieza da mãe; Cecília é pianista e vive num alheamento artístico constante e Inês refugiou-se na política para fugir à negligência da família.
Com a ajuda da tia Elisa, vão regressar aos campos de alfazema da infância e desvendar ao longo de quatro dias o passado inesperado de Carolina. Os seus erros, as suas fraquezas e, numa reviravolta inesperada, o acto vil que lhe permitiu prender a si há trinta e oito anos aquele que viria a ser o pai das suas filhas...

My rating: 4 of 5 stars

Surpreendente!
Este livro foi-me enviado pela autora e vem com uma dedicatória que me deixou de coração derretido. Já tinha lido A Filha do Barão e por isso estava com esperança de gostar deste livro, tal como desse. Nem sei porque demorei tanto a pegar neste livro. Talvez tenha sido por medo de não gostar, dado que este livro suscitou opiniões bastante diversas…
A verdade é que não gostei tanto como do outro, mas gostei à mesma. Para mim só teve um ponto negativo: algumas partes tornaram-se um pouco pesadas e arrastadas (principalmente no primeiro terço do livro). A escrita da autora é muito bem cuidada e agradável, mas nessa primeira parte tornou-se difícil de manter a concentração.
Pontos positivos: a história foi surpreendente, original… Deixou-me rendida a tantas reviravoltas inesperadas. Adorava saber mais sobre o amor da Carolina e do Lourenço e os amores das suas três filhas.
De qualquer forma, recomendo que leiam.

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 15,30€)
- Na editora – Aqui (atualmente 17,00€)
Nota: Não existe e-book disponível em português de Portugal.