Translate

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Opinião - Gregor: A Primeira Profecia

Título: Gregor – A Primeira Profecia (Gregor The Overlander no original)
Autor: Suzanne Collins
Coleção: As Crónicas da Subterra (nº1)
Data de Lançamento: Novembro de 2015 (2003 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 252
ISBN: 978-972-23-5711-1
Sinopse: Enquanto escorrega pela conduta de ar atrás da irmã, Gregor suspira por mais uma peripécia na sua vida. Tem onze anos, o pai desapareceu, a mãe trabalha a tempo inteiro para os sustentar, a avó quase não o reconhece e Gregor precisa de cuidar das irmãs. A pequena Boots é a que lhe dá mais trabalho. Ainda agora caiu pela conduta e Gregor não hesitou em salvá-la. Mas nada o preparou para a aventura que se segue. Debaixo da cidade esconde-se a Subterra, um mundo sombrio onde os humanos convivem com aranhas, morcegos, baratas e ratos gigantescos. A Subterra prepara-se para a guerra e uma profecia previu que ele mesmo, Gregor, desempenhará um papel importante. Gregor quer fugir, mas percebe que ali talvez possa desvendar o desaparecimento do pai.

My rating: 5 of 5 stars


Esta Autora… Uau!
Começo por agradecer à Editorial Presença, não só por me ter enviado este livro como presente de aniversário do blogue, mas principalmente por editar livros tão fantásticos. Os livros desta editora estão entre os meus preferidos de sempre.
Quando soube que a autora da tão consagrada série dos Jogos da Fome tinha outra série a ser lançada em Portugal, fiquei completamente em pulgas para a ler. Não contava recebe-la de presente da editora. MUITO OBRIGADA MAIS UMA VEZ!
Ao contrário da outra série da autora, esta foi pensada para um público mais juvenil. É uma serie infantojuvenil e deve ser encarada e lida como tal. Parti para esta leitura bem ciente que isto não são nenhuns Jogos da Fome, que ia ser algo novo e inteiramente diferente. Quase como se fosse ler algo de um autor novo pela primeira vez. Acho que é assim que devem partir para este livro.
A história começa por nos dizer que Gregor, um menino de onze anos, não pôde ir junto com os outros da sua idade para um campo de férias porque teve de ficar em casa a cuidar da irmã mais nova, com apenas dois anos de idade (a quem todos chamam Boots). A mãe trabalha muito para os sustentar, principalmente desde o desaparecimento do pai, e não tem tempo para tomar conta da filha pequena durante o verão. Assim, Gregor fica sem férias e a sua irmã Lizzie (a irmã do meio) vai para o campo de férias. Gregor foi obrigado a amadurecer para ajudar em casa. Além disso a sua avó, que também vive com eles, nem sempre o reconhece e parece achar que ele se chama Simon.
Num dia de imenso calor, Gregor está na lavandaria a pôr roupa a lavar enquanto brinca com a irmã, mandando uma bola para ela ir buscar. De repente, ele apercebe-se que ela está num canto da lavandaria e vai lá busca-la, já a pensar que ela estava a mexer nas fichas elétricas. Só que ela estava a brincar perto de uma antiga conduta de ventilação e caiu lá para dentro. Sem hesitar, Gregor segue-a e dão por eles a cair durante muito tempo, mais que o normal. Quando chegam ao fundo, surpreendentemente ilesos, ficam subitamente rodeados por um grupo de baratas gigantes. Mal eles sabem que acabaram de conhecer os primeiros dos muitos habitantes de um território vasto chamado Subterra. Lá as pessoas possuem peles transparentes, devido à falta de sol, os animais falam e assumem tamanhos gigantescos (como é o caso das baratas, morcegos, aranhas, ratos, entre outros) e Gregor encontra-se envolvido numa guerra devido a uma estranha profecia que o menciona.
Dizer que adorei esta história é pouco. Eu amei cada pedacinho dela. Adorei as personagens, cada uma delas (mesmo as más). Dei por mim a chorar por uma criatura pela qual não choraria em diferentes circunstâncias. Mas, principalmente, percebi que este livro transmite uma mensagem muito importante a quem lê: todas as criaturas são iguais (grandes ou pequenas, não importando as diferenças entre nós, todas têm o mesmo valor). Isso é muito importante!
A escrita desta autora é fantástica. Deixa-nos completamente agarrados. Adoro!
Recomendo este livro ao público mais jovem, mas também a todas as outras idades. Peço que mantenham a mente aberta e apreendam a mensagem valiosa que o livro nos transmite.

View all my reviews


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 13,41€)
- Na editora – Aqui (atualmente 13,41€)
Nota: Não existe e-book disponível em português de Portugal.