Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Livros Recomendados Para o Público Juvenil

Olá a todos!
Hoje trago a resposta a uma pergunta que uma leitora do Histórias Fantásticas me fez. Que livro eu recomendaria para os jovens lerem? Então vou fazer aqui uma listinha com algumas recomendações para o público mais jovem. (E para os graúdos também, porque eu ainda gosto de ler estes livros e alguns de vocês também devem gostar...)
  • Harry Potter de J. K. Rowling - Toda a série tem como público alvo a camada juvenil, mas é adorada por todas as idades. Não podia deixar de estar aqui. E as novas capas são um mimo extra...
  • Coleção do Clube das Amigas - Esta coleção é mais dedicada às meninas. Tem vários autores e vários tipos de histórias, incluindo livros com concelhos sobre a amizade, o amor e a família. São todos muito fofos e eu adorava-os (ainda os adoro :-P).
  • Artur e os Minimeus de Luc Besson - Mais uma série feita a pensar nos jovens e que é uma ternura. Mesmo quem viu os filmes vai adorar saber tudo mais em pormenor.
  • Gregor da Suzanne Collins - Ao contrário dos Jogos da Fome, uma série YA desta autora, este livro foi feito a pensar numa camada mais juvenil. Faz parte de uma série, mas o resto ainda não saiu.
  • O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry - Mais um livro para todas as idades que não podia deixar de ser mencionado. Este livro contém lições de vida muito importantes e deve ser relido vezes sem conta porque tem sempre coisas novas a ensinar.
  • A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez - Recomendo-o para os jovens mais velhinhos, mas não podia deixar de o mencionar pela mensagem importante que transmite.
  • As Crónicas de Nárnia de C. S. Lewis - Outra série intemporal, que agrada a miúdos e graúdos. Tem uma história fantástica, cheia de alegorias cristãs.
  • Ponte Para Terabithia de Katherine Paterson - Este livro não é muito conhecido porque ficou nas sombras do filme. Mas é um livro maravilhoso e com uma mensagem muito importante sobre a amizade.
  • Coleção Uma Aventura de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - Quem não conhece esta coleção? Através destes livros conhecemos melhor o nosso país e até mesmo os outros países. Acho que é uma série mesmo fantástica.
  • Coleção Os Cinco de Enid Blyton - Esta coleção está recheada de aventuras, amizade e companheirismo. Definitivamente uma boa leitura para os mais jovens.
  • Coleção Viagens no Tempo de Alice Vieira - Esta coleção não é, nem de perto nem de longe, tão conhecida como as duas anteriores, mas eu tinha de falar dela aqui porque foi uma parte importante para o meu crescimento. Estes livros ensinam alguns momentos importantes da história de Portugal de uma forma muito ligeira e engraçada, através de crianças que viajam no tempo e vivem esses momentos históricos. Muito recomendada como leitura educativa.
Além destes livros e coleções de que falei, existem muitooooos outros. Se tiverem alguma duvida é só perguntar.