Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Opinião - Uma Morte Súbita

Uma Morte Súbita
Título: Uma Morte Súbita (The Casual Vacancy no original)
Autor: J. K. Rowling
Data de Lançamento: Novembro de 2012 (2012 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 494
ISBN: 978-972-23-4932-1
Sinopse: Pagford é uma idílica cidade inglesa, com uma praça principal em pedra de calçada e uma antiga abadia. No entanto, este belo cenário não passa de uma aparência que esconde uma cidade em guerra. Os ricos em guerra com os pobres, os adolescentes em guerra com os pais, as mulheres em guerra com os maridos, os professores em guerra com os alunos... Pagford não é o que parece à primeira vista. A história começa quando Barry Fairbrother, membro da Assembleia Comunitária, morre aos quarenta e poucos anos. Pagford entra em estado de choque e o lugar que ficou vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que já alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?

My rating: 4 of 5 stars

Grande Imaginação
Este livro foi-me oferecido pela minha mãe no Natal de 2014, embora eu já o tivesse lido em inglês. Adorei quando o recebi porque queria muito ter uma edição física!
A autora dispensa apresentações, mas é importante mencionar que este é o seu primeiro livro no género adulto. Claro está, não tem nadaaaaa a ver com Harry Potter (pausa para lamentações…). No entanto decidi partir para este livro com as expectativas baixas e uma mente aberta a tudo o que pudesse encontrar. Penso que foi uma decisão acertada porque não se pode partir para este livro com preconceitos ou com ideias de que será tão bom como Harry Potter.
Não vou dizer a história porque para isso leem a sinopse. Vou antes dizer que todas as personagens têm o seu momento, por assim dizer. O livro é narrado em parte por cada uma das variadas personagens o que o torna mais rico e abrangente. É importante mencionar o maior ponto forte deste livro: A AUTORA TEM UMA IMAGINAÇÃO EXPETACULARMENTE GIGANTEMENTE BRILHANTE! Tudo neste livro foi criado de raiz pela autora. A cidade, as personagens e a narrativa em geral. Eu acreditei que era tudo real! Como pode não ser quando é tudo tão realista? Mas na verdade é tudo fictício! Sem dúvida que a autora merece as honras de ser considerada uma das melhores da atualidade.
Ponto negativo: É uma história pesada com assuntos sérios a serem discutidos. Torna-se uma leitura complexa e lenta.
Recomendo que o leiam, mas que partam para ele sem grandes expectativas. Repito: NÃO É NEM TEM NADA A VER COM HARRY POTTER!

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 21,90€)
- Na editora – Aqui (atualmente 21,90€)
Nota: Não existe e-book em português de Portugal.