Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Opinião - Sangue Fresco

Sangue Fresco (Sangue Fresco, #1)
Título: Sangue Fresco (Dead Until Dark no original)
Autor: Charlaine Harris
Coleção: Sangue Fresco (nº1)
Data de Lançamento: Outubro de 2010 (2001 no original)
Edição:
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 263
ISBN: 978-989-637-118-0
Sinopse: Uma grande mudança social está a afetar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças…
            Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É sossegada, tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita – porque é – mas acontece que Sookie tem um certo “problema”: consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável.
            Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exatamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro. Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana.
            Aos poucos, uma nova subcultura dispersasse um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dos vampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?

My rating: 4 of 5 stars

Bom
Já tenho este livro, aliás a coleção toda, cá em casa há algum tempo e ainda não tinha tido coragem para pegar no primeiro e começar a ler. Finalmente, devido à maratona em que andava a participar, eu decidi que estava na altura de começar a ler a saga.
Esta foi a minha estreia com a autora, que me parece ter uma imaginação muito boa, e penso que foi uma boa estreia.
A história é-nos contada sob o ponto de vista de Sookie Stackhouse, uma rapariga bonita mas que todos consideram meio maluca, e acompanhamos a sua aproximação ao mundo vampírico e tudo o que isso implica.
Sookie tem o poder de ler as mentes das pessoas e não gosta nada desse seu dom. Afinal, graças a essa sua capacidade, é considerada maluca. Para piorar a sua imagem aos olhos dos outros, apaixona-se e começa a namorar com um vampiro chamado Bill, cujos pensamentos são inacessíveis a Sookie. Segue-se uma série de assassinatos de mulheres que apresentam marcas de mordidas de vampiros e foram estranguladas. Obviamente, começam a desconfiar de Bill e mais tarde de Jason Stackhouse, irmão de Sookie. Mas quem será o verdadeiro assassino? Terão de ler para saber. :-)
Aquilo que menos gostei do livro, para ser sincera, foi do romance em si. Penso que lhe falta algum sentimento, tudo se passa de uma forma demasiado relatada e pouco sentida. O amor não me parece amor, parece-me apenas uma atração física (e muito à base do sangue… Blerck!).
De qualquer forma recomendo aos fãs do género, aos fãs de vampiros, que leiam esta história bastante original.
Ah! Acrescento ainda que esta saga foi transformada numa série chamada Sangue Fresco, que não gostei por ser demasiado badalhoca. Talvez faça uma opinião sobre ela mais tarde.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 18,02€)
Nota: Não existe e-book disponível.