Translate

sábado, 3 de maio de 2014

Opinião - Guia Para Um Final Feliz

Guia para Um Final Feliz
Título: Guia Para Um Final Feliz (The Silver Linings Playbook no original)
Autor: Matthew Quick
Data de Lançamento: Janeiro de 2013 (2008 no original)
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 284
ISBN: 978-972-23-4955-0
Sinopse: Pat Peoples acredita que ao escrutinar o céu à procura de nuvens, se a luz se filtrar através dos seus contornos, isto tem um significado que lhe permite ter esperança. A teoria de Pat sobre a sua vida é que esta é um filme produzido por Deus e que Ele lhe confiou uma missão que consiste em autoaperfeiçoar-se, tanto do ponto de vista físico como emocional e intelectual. Se conseguir cumprir esta missão, então Deus conceder-lhe-á o final feliz por que tanto anseia: a sua adorada mulher, Nikki, de quem se encontra separado, voltará para ele. O romance abre com o regresso de Pat ao mundo da normalidade domestica, pela mão da mãe, após a sua permanência numa instituição psiquiátrica devido a um traumatismo tão grave que varreu da memória deste fervoroso adepto dos Eagles de Philadélphia uma participação do clube no Super Bowl assim como a demolição do antigo estádio. Ninguém, lá em casa, lhe fala de Nikki e mesmo o seu novo terapeuta parece incitá-lo ao adultério. Tudo assume um aspeto cada vez mais estranho. Como a pouco e pouco se vai revelando, anos da sua vida tinham-se pura e simplesmente apagado. Apesar disso, Pat não se deixa desviar dos objetivos da sua missão. Guia Para Um Final Feliz é uma narrativa vibrante e intensa que nos oferece uma visão refrescante sobre sentimentos de perda, depressão e amor. É também um magnifico romance de estreia.

My rating: 4 of 5 stars

Perseverança
Este livro foi-me enviado pela Editorial Presença pelo que, mais uma vez, tenho de agradecer a esta fantástica editora pelo livro.
Não conhecia este autor e, para ser sincera, só quis ler este livro porque tinha visto o filme. Como gostei e apercebi-me que era totalmente diferente do livro quis lê-lo. Mesmo assim a diferença estrema surpreendeu-me bastante e acho que por isso acabei por gostar mais do livro que do filme.
A história é-nos contada na perspetiva de Pat, que tem imensos problemas psicológicos o que o envolve em confusões que ele quer evitar a todo o custo. Penso que a base do livro é um mote à perseverança, a não desistir de um objetivo, de forma a alcançar o desejado final feliz. No entanto, no fim do livro essa perseverança não é propriamente aquilo que importa, o que importa é viver a nossa vida e aproveitar aquilo que ela nos dá de bom.
Pat, o protagonista, esteve internado durante cerca de quatro anos num hospital psiquiátrico e não tem quaisquer memórias desse tempo. Aliás, está em tal estado de negação que nem se lembra porque foi lá parar. Quer, a todo o custo, voltar a estar com a sua mulher Nikki e nada o faz tirar essa ideia da cabeça.
Tiffany é uma rapariga perturbada cujo marido faleceu jovem e ela não foi capaz de lidar com isso sem ser através do sexo com todas as pessoas que lhe passam pela frente. Quando conhece Pat ela vê nele um amigo e inevitavelmente apaixona-se por ele na sua demanda para o ajudar a superar os seus problemas, enquanto ele a ajuda a ela também.
A história deles não é a típica história de amor, mas não deixa de ser bonita. Apesar disso não gostei muito do final do livro, penso que o desfecho da história de amor poderia ter sido muito mais agradável.
Recomendo, no entanto, que o leiam porque é uma história muito boa mesmo. A sério! E, para quem gosta de ver filmes de livros, recomendo que vejam o filme também que está muito engraçado (e estranho… e estranhamente engraçado).

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 14,94€)
- Na editora – Aqui (atualmente 16,60€)
Nota: Não existe e-book disponível.