Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2014

TAG Livros e as Suas Adaptações

Olá pessoal!
Encontrei (eu, Jaqueline) esta TAG, ou selo, no blogue Little House of Books da Catarina e achei-a muito interessante para responder. Originalmente era do canal “The Raggysworld” da Raggy e chamava-se “All things book into films”.
O objetivo desta TAG é responder a 10 perguntas relacionadas com livros e as suas adaptações cinematográficas.

1 – Qual a tua adaptação preferida de um livro para filme/série?
Jaqueline: Eu gosto de várias adaptações que têm feito ao longo dos tempos como com a série do “Harry Potter” para filmes, dos livros do “Nicholas Sparks” e como o “Ponte Para Terabithia” / ”O Segredo de Terabithia”. Posso dizer que, neste momento, a minha adaptação favorita são os filmes dos “Jogos da Fome”. Tenho adorado e acho que estão bastante fiéis aos livros.

Nânci: Hum... é difícil responder à questão. Eu teria de dizer a coleção "Harry Potter". Também gostei dos filmes do Dan Brown, não ficaram muito diferente dos livros. O "Romeu e Julieta" do Leonardo DiCaprio também estava excelente. Também adorei a adaptação de "Os Jogos de Fome" apesar de ainda estar para ler os livros.

2 – E qual a adaptação que mais detestas?
Jaqueline: Estou bastante dividida entre dois filmes que achei muito pobrezinhos em relação ao que os livros mereciam. São eles o “Eragon” e a “Nómada”. Penso que em ambos poderia ter existido uma melhor escolha de atores e poderiam ter feito a história muito mais semelhante ao livro. Foi uma desilusão porque sou uma fã de ambos os livros.

Nânci: Tenho de admitir que na colecção "Crepúsculo" podiam ter escolhido melhor alguns actores, por causa de algumas discrepância que existe entre os livros e os filmes. Embora tenha gostado da história, especialmente dos livros, mas não teve mesmo muito a ver...

3 – Qual a próxima adaptação cinematográfica de um livro que queres ver?
Jaqueline: Vou ter de dizer o “Cinquenta Sombras de Grey” porque li o livro e estou super curiosa para ver o que andam a fazer com o filme.

Nânci: Definitivamente quero ver a adaptação dos livros "Fallen", onde finalmente escolheram os atores e estão a começar a filmar (3 anos mais tarde). Também quero ver o próximo d' "Os Jogos de Fome".

4 – Qual foi a última adaptação que viste?
Jaqueline: Ui! Esta é uma pergunta complicada… Tenho visto bastantes filmes que são adaptações de livros ultimamente. Penso que a última que vi mesmo foi o “O Jogo Final”. Mas gostei muito mais do livro.

Nânci: "Os Jogos de Fome" foi a última adaptação que vi e adorei.

5 – Qual a tua adaptação preferida de uma saga de livros?
Jaqueline: Amo as adaptações do “Harry Potter”. E estou a adorar as adaptações d’ ”Os Jogos da Fome”. Mas a saga do “Senhor dos Anéis” também foi brilhante.

Nânci: Hum... tenho de admitir que seja a saga do "Harry Potter"! Eu adorei a adaptação em geral.

6 – Qual a personagem literária que achas que foi melhor adaptada para filme/série?
Jaqueline: Só perguntas complicadas… Eu diria talvez a Katniss Everdeen, interpretada pela Jennifer Lawrence, d’ “Os Jogos da Fome”. Penso que encaixa como uma luva na personagem.

Nânci: Na minha opinião, o Jared do filme "Nómada" era exactamente como a personagem que eu tinha imaginado. 

7 – Qual a personagem literária que achas que foi pior adaptada para filme/série?
Jaqueline: Esta é fácil. Odiei a atriz que escolheram para fazer de segundo corpo da Nómada no filme com o mesmo nome. Escolheram a Emily Browning. Supostamente a personagem seria pequena, loura, delicada… Como um anjo. Tal e qual a sua personalidade. Nada a ver com a escolha…

Nânci: Eu acho que a pior personagem literária que foi adaptada para filme/serie foi mesmo o primeiro Homem-Aranha. Não gostei muito da maneira que o fizeram parecer. 

8 – Há algum livro/saga cuja adaptação estreia em breve e que tu queres ler antes?
Jaqueline: Acho, e tenho quase a certeza, que não há nenhuma adaptação que eu queira ver e que já não tenha lido o livro. Mas passou-me pela cabeça o “Divergente”, se bem que eu não queira ler o livro antes de ver o filme. Por isso, talvez o "The Book Thief".

Nânci: Bem, eu queria ver se lia "Os Jogos de Fome" antes do próximo sair, também queria ver se lia a colecção do "Game of Thrones" pois já fui recomendada fortemente para o ler e ver as series haha

9 – Que livro/saga que gostarias de ver adaptado para filme/série?
Jaqueline: Adoraria ver adaptado para filme ou série a saga dos “Predadores da Noite” da Sherrilyn Kenyon. Ou então a saga da “Mercy Thompson” da Patricia Briggs.

Nânci: Ui... Tenho tantas... os "Predadores da Noite" da Sherrilyn Kenyon estão no meu número 1, depois também gostava de ver a colecção de livros "Drake Chronicles" da Alyxandra Harvey a ser uma boa coleção de filmes. Também adorava ver o livro "O Símbolo Perdido" do Dan Brown a ser um filme. Para acabar, adorava que eles re-fizessem os Clássicos tipo "A Odiseia" em filmes, mas que se focassem na historia em si e não na acção como o filme que está para sair "Pompeii".

10 – Refere três filmes que adores que sejam baseados em livros que nunca leste?
Jaqueline: Acho que não há muitos filmes que eu tenha visto e adorado dos quais nunca tenha lido o livro. Alguns dos meus favoritos não têm livro sequer. Vou ter de dizer “Prometo Amar-te”, “Água Para Os Elefantes” e “Marley e Eu”.

Nânci: Bem... para começar os filmes do Nicolas Sparks, ainda nao tive oportunidade de ler os livros. Tambem adorei o filme "A Ponte para Terabitia". Finalmente, o filme "InkHeart".