Translate

terça-feira, 29 de abril de 2014

Opinião - O Jogo Final

O Jogo Final (Saga de Ender, #1)
Título: O Jogo Final (Ender’s Game no original)
Autor: Orson Scott Card
Data de Lançamento: Novembro de 2013
Edição:
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 293
ISBN: 978-972-23-2973-6

Sinopse: O Jogo Final é uma obra soberba que tem como protagonista Ender Wiggin, um rapazinho de seis anos de idade em que o governo da Terra deposita todas as esperanças. No espaço interplanetário, um exército extraterrestre de insetoides ameaça aniquilar para sempre a humanidade. Desesperados, os homens desenvolvem um programa de defesa que consiste no treino intensivo de crianças sobredotadas com vista a torna-las verdadeiros génios militares. Ender é um génio entre os génios, o único que pode garantir a sobrevivência da grande família humana. Mas será Ender suficientemente forte para se salvar a si próprio do precipício da loucura? Um livro empolgante, que nos fala da força e fragilidade da condição humana. Reconhecido com o Le Grand Prix de l’Imaginaire 2000, Orson Scott Card recebeu ainda, com o presente livro, o Nebula Award em 1985 e o Hugo Award em 1986. O Jogo Final tem agora uma versão cinematográfica protagonizada por Abigail Breslin, Harrison Ford e Bem Kingsley.

My rating: 4 of 5 stars

História Fenomenal
Em primeiro lugar quero dizer que ganhei este livro num passatempo que estava a ser organizado no blogue FLAMES, já há algum tempo atrás. Fiquei tãooooo contente quando recebi o e-mail a dizer que tinha ganho! Gosto bastante desta capa, apesar de ser a do filme. Então, MUITO OBRIGADA FLAMES!
Quanto ao autor, nunca tinha lido nada dele e só tinha ouvido falar dele na altura em que decidi participar no passatempo. Acho que a primeira vez que vi o nome dele foi no top de Best-sellers do New York Times.
Esta história é-nos contada da perspetiva do pequeno Ender, cujo nome em inglês é um trocadilho para “aquele que acaba”. A ação passasse na preparação para uma guerra contra uma raça de alienígenas a que chamam “insetóides” e que já tentaram por duas vezes invadir o planeta Terra. Para os combater, reúnem-se e treinam-se crianças superinteligentes que tenham capacidades para os derrotar. Mas mesmo essas crianças precisam de um líder e é aí que entra Ender.
Ender é então um pequeno génio, mais inteligente do que alguns adultos, e é o terceiro filho da sua família e sente-se culpado por isso, dado que existe uma lei que proíbe que os casais tenham mais de dois filhos. Foi, no entanto, um filho por encomenda para que fosse mais bondoso que o irmão Peter, que ele teme, e mais forte do que a irmã Valentine, que ele ama. Ao longo do seu treino ele vai conhecendo diversas personagens novas.
Não vou falar muito mais, mas acrescento que a história é conduzida de uma forma que percebemos a manipulação que fazem do pobre Ender durante o seu treino e no fim temos uma autentica surpresa de arrepiar.
Este é um livro mesmo muito bom e recomendo-o a quem goste de ficção científica.

View all my reviews

Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 14,85€)
- Na editora – Aqui (atualmente 14,85€)