Translate

terça-feira, 18 de março de 2014

Opinião - A Filha do Barão

Título: A Filha do Barão
Autor: Célia Correia Loureiro
Data de Lançamento: Janeiro de 2014
Edição:
Editora: Marcador
Número de páginas: 574
ISBN: 978-989-754-039-4
Sinopse: PODE ALGUÉM VIVER DE CORAÇÃO DIVIDIDO?
            Quando D. João tece a união da sua única filha, Mariana de Albuquerque, com o seu melhor amigo – um inglês que investiga o potencial comercial do vinho do Porto -, não prevê a espiral de desenganos e provações que causará a todos. Mariana tem catorze anos e Daniel Turner vive atormentado pela sua responsabilidade para com a amante. Como se não bastasse, o exército francês está ao virar da esquina, pronto a tomar o Porto e, a partir daí, todo o país.
UMA HISTÓRIA DE AMOR QUE ATRAVESSA FRONTEIRAS
            No seu retiro nos socalcos do Douro, Mariana recomeça uma vida de alegrias e liberdade até que um soldado francês, um jovem arrastado para um conflito que desdenha, lhe bate à porta em busca de asilo. Daniel está longe, a combater os franceses, e Gustave está logo ali, com os seus ideais de igualdade e o seu afeto inabalável, disposto a mostrar-lhe que a vida é bem mais do que um leque de obrigações.
UM ROMANCE HISTÓRICO COM ALMA LUSITANA

Romance, Romance… Suspiro
            Nem sei como expressar a minha gratidão para com a editora Marcador por me ter enviado este belíssimo livro. Limito-me a dizer: Obrigada!
            Já tinha ouvido falar de outro livro desta escritora magnífica, mas ainda não tinha tido oportunidade de ler nenhum. E que sorte que tive de poder ler um assim que saiu. Melhor que tudo, um romance histórico!
            Contado na terceira pessoa, mas revelando com detalhe os pensamentos, desejos e receios das personagens, este livro envolveu-me completamente no mundo de 1809. Uma experiência magnífica que me fez suspirar e temer pela vida de pessoas que já me eram queridas.
            A história tem como personagens principais a inocente Mariana Albuquerque e o bondoso Daniel Turner, que vivem um daqueles romances que nos fazem suspirar sem parar. A guerra, coisa mais estúpida inventada pelos humanos que nunca estão bem de maneira nenhuma (desculpem este desabafo), separa este amor tão jovem. Depois temos os outros membros do quadrado amoroso, sim um quadrado e não um triângulo, Isabel, uma mulher muito magoada, e Gustave, um doce de pessoa.
            Poderia perder imenso tempo a falar detalhadamente de cada uma das personagens que pontuaram o meu dia-a-dia desde que comecei a leitura desta fantástica história, mas não o vou fazer. Prefiro recomendar-vos a lerem o livro e a conhecerem as personagens por vocês mesmos. Leiam e conheçam Sofia, D. João, Amélia, Ada, Elizabeth, Zé, Joaquim, Jaime, Artur, Aida, Maria, Tristão, Miriam, o cãozinho Otelo e o gato Mimoso e muitas outras personagens.
            Uma história mais que recomendada, com alguns momentos picantes, tal como eu gosto… ;-) Leiam e deslumbrem-se tanto como eu!


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 17,91€)
- No site da editora – Aqui (atualmente 19,90€)
Nota: Não existe e-book disponível.