Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Opinião - Maya

Título: Maya (Maya no original)
Autor: Alastair Campbell
Data de Lançamento: Março de 2012 (2010 no original)
Edição:
Editora: Bizâncio
Número de páginas: 348
ISBN: 978-972-53-0502-7
Sinopse: Maya Lowe é uma das actrizes mais famosas da actualidade e Steve Watkins o seu velho amigo dos tempos de escola. Ambos juram que nada mudou na sua amizade desde então. Mas pode uma amizade sobreviver à fama mundial? Pode um homem como Steve, que trabalha numa empresa de distribuição para as bandas de Heathrow, fazer parte da vida desta estrela? Ele está convencido disso… Mas, por entre as voltas e reviravoltas da vida pública e privada de Maya, a distância entre o que Steve pensa e a realidade é cada vez maior. No mundo em que a obsessão com a celebridade é uma constante, a descoberta da realidade pode ser dura.
Este novo romance de Alastair Campbell, em parte thriller, em parte uma análise da psicologia da fama, retrata-nos uma sociedade que se alimenta da vaidade, do êxito, e que sofre as perigosas consequências desta voragem.

Feitiço Vira-se Contra o Feiticeiro
            Este foi o primeiro livro que li deste autor, que sinceramente desconhecia antes de o ter visto à venda. O livro foi-me enviado pela Bizâncio, pelo que agradeço à editora a oportunidade de o ler.
            O autor escreveu este livro com o intuito de mostrar o lado da fama em que nem todos pensamos. Por trás de cada notícia estão pessoas, verdadeiras pessoas, que se podem sentir frustradas por tanta perseguição dos jornalistas. Infelizmente, todas as pessoas que não sabem o que isso é têm tendência para julgar os outros e, consequentemente, magoá-los.
            A história é contada do ponto de vista de Steve Watkins, mas a sua visão do mundo e todos os seus sentimentos não nos fazem sentir que deixamos de ter opinião própria. Ou seja, apesar de termos uma visão condicionada continuamos a ter uma visão pessoal e uma opinião de cada personagem.
            Steve é um homem que tem um bom emprego, uma mulher muito compreensiva e uma amiga famosa. No entanto, não dá muito valor ao trabalho que tem, não dá valor à mulher nem sequer ao filho que ela espera e vive a sua vida em adoração ao seu eterno amor: Maya. Esse amor atinge proporções doentias e acaba por o levar a fazer tudo aquilo que ele crítica nos outros. Concluindo, não é uma personagem que nos agrade particularmente, mas sentimos empatia por certas situações. A vida dele acaba por fazer valer a ideia de que o feitiço se vira contra o feiticeiro.
            Maya é uma estrela mundialmente famosa, tão bela como inteligente, que sofre por não ter privacidade. As pessoas à sua volta tendem a manipula-la, pelo que é impossível não termos pena dela. E assim ficamos a saber que o dinheiro não é tudo.
            Vanessa é a mulher do protagonista e faz parte de um triângulo amoroso que, apesar de ela tentar sempre não pensar nisso, ela sabe perfeitamente que existe. Tenho pena dela porque o marido não lhe liga nenhuma e dá sempre prioridade a outros assuntos da sua vida. Penso que o facto de estar gravida fez com que toda a situação fosse ainda pior.
            Todas as outras personagens são aduladoras de Maia, familiares de Maia, amigos de Maia… Enfim, alguns amam-na, outros querem tirar partido da sua fama e outros ganham dinheiro às custas dela. Enfim, concluo que não poderia haver título melhor para o livro.
            Penso que este livro peca por uma escrita circular de: factos, ações e consequências. Mas não deixa de ser uma leitura interessante e que, de certa forma, nos coloca a ponderar tudo o que fazemos e tudo aquilo que constitui a fama, não deixando no entanto de ter como base um triângulo amoroso.
            Para finalizar, recomendo esta leitura àqueles que se sentem de certa forma atraídos pela fama.    


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9,50€)
- Na editora – Aqui (atualmente 8,54€)
Nota: Não existe e-book disponível.