Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Opinião - Oferenda Mortal

Título: Oferenda Mortal (Holiday in Death no original)
Autor: J. D. Robb (pseudónimo de Nora Roberts)
Coleção: Série Mortal (nº7)
Data de Lançamento: Dezembro de 2010 (1998 no original)
Edição:
Editora: Chá das Cinco
Número de páginas: 274
ISBN: 978-989-8032-92-8
Sinopse: O Natal chegou a Nova Iorque. E há um assassino em série a oferecer mortes horrorosas.
            A tenente Eve Dallas está em perseguição de um assassino em série que aterroriza a cidade de Nova Iorque nas vésperas do Natal. Com o auxílio do seu próprio e intrigante marido, Roarke, Eve desvenda segredos que ligam as vítimas: segredos que envolvem patronos e clientes de uma agência de encontros. O caso começa a afetar Eve pessoalmente e traz-lhe de volta memórias de uma infância de abusos, mas isso só irá reforçar a sua determinação em apanhar o assassino a qualquer custo. Mas será que no Natal, Eve vai receber a pior prenda da sua vida?


Natal Conturbado
            Já não sei bem o que dizer, parece que me começo a repetir em relação às proezas desta escritora magnífica. A Nora Roberts consegue mesmo cativar-nos a escrever como J. D. Robb… Adorei tudo o que diz respeito a este livro.
            Mais uma vez, a história é contada a partir do ponto de vista de Eve, mas, por vezes, temos a visão de Roarke, de uma das vítimas e de outras personagens. Neste livro foi-me mais uma vez impossível descobrir o assassino, porque temos a visão subjetiva de Eve muito carregada de forma a conduzir o leitor a desconfiar da pessoa errada.
            Eve Dallas é a mesma de sempre, com um respeito profundo pelos que morrem e com uma vontade enorme de apanhar o responsável. Ela fica tão transtornada, tão apegada às vítimas que se esquece de cuidar dela própria e muitas vezes precisa da intervenção de Roarke. Desta vez, vemos mais claramente a sua bondade, a sua compaixão, a amizade que sente pelos que lhe são próximos e o amor por Roarke. Ficamos a gostar ainda mais dela. Também sentimos o desespero estremo daquilo que lhe aconteceu no passado e sofremos com ela.
            Roarke continua o mesmo marido apaixonado que faz tudo pela mulher que ama, incluindo dar-lhe calmantes apenas para que ela descanse. Ele é a única coisa que impede Eve de se afundar no trabalho. Dá-lhe amor e ajuda-a em tudo o que pode. É o marido perfeito e não dá para não o adorarmos.
            O assassino tem um modus operandi muito original e ao mesmo tempo sinistro. Depois vão perceber o que quero dizer com isso. Peabody e McNab tornam-se mais próximos no fim desta história, Summerset continua a ser o “inimigo” de Eve embora já gostem mais um do outro, Mavis continua a ser a amiga extravagante que não larga o seu Leonardo entre muitas outras coisas…
            O futuro continua a parecer-me muito atrativo, com todas aquelas tecnologias. Tenho a certeza que os amantes de ficção científica vão adorar esta parte.
            Concluindo, mais um livro que recomendo a todos os que gostem de policiais com muito romance e mistério.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 9€)
Nota: Não existe e-book disponível.