Translate

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Opinião - A Vida de Pi


Título: A Vida de Pi (Life of Pi no original)
Autor: Yann Martel
Ano de Lançamento: 2013 (2001 no original)
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 321
ISBN: 978-972-23-4487-6
Obra Vencedora do Prémio Booker
Sinopse: Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na Índia, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Já considerado uma das mais extraordinárias criações literárias da última década, A Vida de Pi é um livro mágico, onde o real e o absurdo se misturam numa história intemporal.

Real e Irreal
            “A Vida de Pi” foi um dos livros mais impressionantes que li até hoje. Foi para mim muito mais do que ”a viagem de uma vida”.
            Surpreendeu-me a divisão do livro em três partes subdivididas em capítulos, sendo precedidas de uma “nota do autor” que nos deixa a pensar que a história que vamos ler aconteceu mesmo. Também, apesar de ser mencionado como o romance fracassado do autor, gostei bastante de encontrar nela uma menção a Portugal, que é um país tão belo e francamente ignorado pelos outros países em geral.
            Este livro é um romance repleto de fantasia no qual passamos por diversos pontos de vista, sempre narrados na primeira pessoa e de uma forma muito realista. As descrições detalhadas das mortes dos animais deram-me mesmo a volta ao estômago, como se as presenciasse naquele momento. Penso que o autor escreve de forma bastante descontraída, criando a proximidade necessária com o leitor, e, pontualmente, faz uso de expressões mais complexas, explicando-as para facilitar a compreensão. O uso recorrente da repetição em algumas partes, no entanto, fez-me perder o rumo da história. A história tem um fundamento religioso, mas não no sentido de vangloriar a fé nesta ou naquela religião. O seu objetivo é, principalmente, fazer-nos crer no amor de Deus.
O enredo está muito bem conseguido, deixando em aberto qual será realmente a história da vida de Pi. Dando a entender que todo o livro é um embelezamento da história real e, ao mesmo tempo, que a segunda história não passa de uma simplificação para os descrentes da verdade.
A personagem principal é um rapaz determinado, com fortes convicções desde muito jovem e com uma crença enorme em Deus. É uma personagem inteligente e lógica, que tem uma vontade de viver espantosa e que parece mais madura do que a idade que tem.
Nunca tinha lido nenhum outro livro deste autor, que nasceu em Espanha e viveu em França, Costa Rica, México e Canadá, e nunca li nenhum livro de outro autor que se assemelhe a este, nem em história nem em qualidade. No entanto, penso que talvez fosse importante disponibilizar no livro um mapa-mundo para que os leitores tivessem mais noção da distância entre a Índia, o Canada e o México, aumentando assim a credibilidade dos factos da história.
Aconselho também que vejam o filme, depois de ler o livro é ainda mais impressionante.


Podem comprar o livro:
- Na Wook – Aqui (atualmente 16,11€)
Ou o ebook (Nota - Só existe em Inglês atualmente):
- Na Wook – Aqui (atualmente 11,04€)